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sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Elvis Presley volta para a América

Assim que Elvis pisou em solo americano após sua dispensa do exército, repórteres caíram sobre ele com perguntas sobre sua carreira. Entrevistas nos jornais revelaram que ele não tinha intenção de abandonar o rock 'n roll "enquanto as pessoas o quisessem". Quase imediatamente, Elvis e o Coronel Parker embarcaram em uma jornada destinada apenas a isso; eles alteraram a imagem de Elvis usando as mesmas arenas de entretenimento que construíram sua imagem a primeira vez - gravações, televisão e os filmes.

Com seu retorno do Exército, Elvis Presley se reuniu com repórteres e discutiu a próxima fase de sua carreira.
Com seu retorno do Exército, Elvis Presley se reuniu
com repórteres e discutiu a próxima fase de sua carreira

Elvis e o Coronel Parker não estavam mais interessados em rock 'n roll, que tinha mudado entre 1958 e 1960. Na realidade, os músicos do rock eram mais controversos do que nunca: Little Richard estava com dificuldades com a IRS; Chuck Berry foi preso por violar a Lei de Mann; e Jerry Lee Lewis foi banido por fugir e casar com uma garota de 13 anos de idade. Para piorar as coisas, pelo menos aos olhos da imprensa, a garota era prima de Lewis e ele já era casado na época. Todos esses escândalos serviram para suspender suas carreiras temporariamente e danificar a reputação já maculada do rock 'n roll.

Enquanto o escândalo reivindicava alguns roqueiros, a morte reivindicava outros, como Buddy Holly, Ritchie Valens, o Big Bopper (J.P. Richardson) e Edde Cochran. A perda desses pioneiros do rock no cenário musical contribuiu para a elevação da popularidade dos cantores de baladas. Logo no início de 1958, artigos em revistas musicais começaram a perceber com prazer que os cantores de baladas estavam substituindo os artistas mais desvairados que estiveram nas paradas.
Quando Elvis voltou para casa em 1960 - entre manchetes proclamando "Coro de gritos adolescentes sacode Elvis para fora do Exército" e "O Exército fez de Elvis um novo Homem" - o palco estava montado para ele adotar um estilo mais suave. O Coronel se beneficiou da boa publicidade sobre o período de serviço de Elvis para promover um Elvis mais maduro que, ele esperava, atraísse uma audiência maior.

Os críticos e fãs do rock 'n roll viram essa mudança como um declínio, mas na realidade era uma mudança deliberada na imagem de Elvis. Elvis e seu gerente abandonaram a notoriedade do rock 'n roll para o apelo mais amplo de filmes e música popular. Em termos de sucesso financeiro e popularidade geral, eles tomaram a decisão certa.
Uma única imagem soma as ramificações desta importante mudança na carreira do jovem cantor: o cabelo comprido de Elvis, que foi tão cerimoniosamente tosquiado para seu alistamento no exército, nunca cresceu novamente.
Duas semanas após sua dispensa, Elvis viajou para Nashville para sua primeira sessão de gravação em quase dois anos. Elvis se juntou no estúdio com dois de seus melhores amigos, o guitarrista Scotty Moore e o baterista D.J. Fontana. Bill Black, que tocou o baixo de Doghouse para Elvis, não era mais parte de sua banda. Moore, Black e Fontana foram os músicos de reserva de Elvis durante a maior parte de sua carreira anterior, mas no outono de 1957, Moore e Black demitiram-se como membros regulares da banda de Elvis.

O dinheiro provavelmente tinha muito a ver com a decisão deles, já que Scotty e Bill receberam apenas US$100 por semana enquanto estavam em Memphis e US$200 por semana quando estavam na estrada. Presume-se que o Coronel foi o responsável pelos salários mesquinhos, mas em toda sua carreira Elvis nunca soube pagar salários muito altos a nenhuma das pessoas que trabalharam com ele.

Black eventualmente formou seu próprio grupo, a Bill Black Combo, e em 1959 eles gravaram uma canção instrumental chamada "Smokie". Moore continuou a gravar com Elvis no estúdio como freelance até 1969. D.J. Fontana, que foi recrutado do Louisiana Hayride, tinha um arranjo diferente com Elvis, que permitia mais dinheiro de reserva para ele em sua carreira.
Moore e Fontana não eram os únicos músicos contratados para as sessões de gravação em Nashville. O famoso pianista country Floyd Cramer assinou, e novamente os Jordanaires cantaram os vocais de fundo. Durante a primeira sessão, Elvis cortou um disco que apresentava "Stuck on You" por "Fame and Fortune" no lado B. No começo de abril, Elvis voltou para o estúdio da RCA em Nashville para gravar faixas adicionais que eram necessárias para completar um álbum.

No final de abril, Elvis Is Back! foi lançado. Em menos de dois meses, a RCA tinha preparado e impresso esse novíssimo álbum de Elvis Presley, e ele estava tocando no rádio.

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