Páginas

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Mozarteum Brasileiro abre temporada 2009 unindo música e teatro na apresentação “Haendel Gala”

Programação do Mozarteum Brasileiro abre com o Coral da Academia do Festival de Música de Schleswig-Holstein e a Orquestra Elbipolis regidos por Rolf Beck; apresentação dramatúrgico-musical em homenagem ao compositor barroco alemão Haendel estreia exatos 250 anos após sua morte; atores brasileiros Sérgio Viotti e Daniel Warren interpretam o compositor e seu biógrafo Romain Rolland

O Mozarteum Brasileiro dá início à sua temporada 2009 de concertos internacionais no dia 14 de abril, com a apresentação dramatúrgico-musical alemã “Haendel Gala”, exatos 250 anos após a morte do compositor barroco George Friedrich Haendel. A atração é composta pelo Coral da Academia do Festival de Música de Schleswig-Holstein e pela Orquestra Elbipolis, de Hamburgo, ambos sob regência de Rolf Beck, com intervenção cênica dos atores brasileiros Sérgio Viotti (representando o compositor) e Daniel Warren (representando seu biógrafo, Romain Rolland). As apresentações acontecem nos dias 14 e 15 de abril, terça e quarta-feira, na Sala São Paulo, na capital paulista, e dia 16 de abril, quinta-feira, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. Os conjuntos regidos por Beck se apresentam ainda, gratuitamente e ao ar livre, no Auditório Ibirapuera, na manhã do domingo, 19 de abril, com uma versão somente musical e mais curta desse espetáculo.

O repertório das apresentações nas Salas São Paulo e Cecília Meireles inclui trechos dos principais oratórios compostos pelo alemão radicado na Inglaterra: “Israel no Egito”, “Messias”, “Judas Maccabeus”, “Música para os fogos de artifício reais”, “Salomão” e “Jephtha”. Ao longo da apresentação, os atores relembrarão a biografia do compositor alemão enquanto introduzem trechos de sua obra executados pelos músicos e cantores.

Trajando figurino típico do século XVIII, o personagem de Sérgio Viotti dialogará com o de Daniel Warren sobre a vida e paradeiro de Haendel à época da elaboração das obras executadas pela orquestra e coral. Apontando a importância de cada composição em sua carreira, eles relatam os percalços enfrentados pelo músico ao longo de sua vida na Inglaterra, intercalada por períodos em outros países, ora para cuidar da saúde ora para obter o reconhecimento profissional que não conseguia em solo britânico. Naquele país, Haendel enfim conseguiu reconhecimento e aclamação públicos com a composição de Judas Maccabeus, em 1747, pouco tempo antes de começar a perder a visão e ser obrigado a encerrar sua carreira de compositor.

Rolf Beck

Trabalhando como regente de coral desde 1968, o alemão Rolf Beck criou, em 1972, o Vokalensemble Marburg; em 1983, o Coral da Bamberger Symphoniker e o conjunto instrumental Concerto Bamberg; e mais recentemente, fundou a Academia Coral do Festival de Música Schleswig-Holstein, da qual também é diretor artístico. Foi diretor da Bamberger Symphoniker, da orquestra e do coral NDR Hamburg, e do Festival de Música Schleswig-Holstein.

Os grandes oratórios corais e peças religiosas de Haendel, Mozart e Beethoven, além das obras de Felix Mendelssohn e Johannes Brahms, são há muito tempo um foco de seu repertório, que também inclui composições do século XX.

As várias orquestras que Rolf Beck regeu incluem a Bamberger Symphoniker, Sinfônica de Varsóvia, Orquestra Sinfônica de Praga, Capella Istropolitana, Orquestra Gulbenkian de Lisboa, Orquestra Sinfônica de Jerusalém, Filarmônica de Osaka e o Kanazawa Ensemble.

Academia Coral do Festival de Música de Schleswig-Holstein

Com a fundação bem sucedida da Academia Coral do Festival de Música de Schleswig-Holstein, no ano de 2002, a Academia Orquestral criada no Castelo de Salzau por Leonard Bernstein ganhou um importante viés pedagógico.

Regentes de corais internacionalmente reconhecidos reúnem jovens cantoras e cantores da Europa em um conjunto musical homogêneo. Obras corais de diferentes gêneros, do programa a capella até obras sinfônicas, são estudadas em diversas fases de trabalho e apresentadas a um amplo público em concertos, nos Festivais de Música de Schleswig-Holstein e em turnês de concertos.

Além do trabalho atrativo com a literatura coral, os participantes de todos os naipes têm a possibilidade de concorrer a uma master classe de Christoph Prégardien, para também estudar as partes solistas do “Alexander’s Feast” de Haendel e, no âmbito dos concertos, apresentar-se como solistas ao lado de Christoph Prégardien.

Orquestra Elbipolis

A jovem orquestra barroca, cujo núcleo é composto de músicos renomados de Bremen, Hamburgo e Berlim, realizou muito num curto espaço de tempo. Os convites para festivais, como o Festival de Música de Schleswig-Holstein, o Festival de Bach de Leipzig, os Festivais Musicais de Potsdam-Sanssouci e o Festival de Música de Rheingau, representam marcos significativos na sua biografia.

A ”Deutschlandradio“ (Rádio da Alemanha) convidou Elbipolis em 2005, juntamente com o excelente flautista Suíço Maurice Steger, para um concerto ao vivo no Mosteiro Neuzelle de Brandenburgo; a NDR de Hamburgo (Rádio do Norte da Alemanha) dedicou ao conjunto em 2007 um fim de semana inteiro para trabalhar o tema Orpheus. Os músicos do norte da Alemanha sempre chamam a atenção com a sua mistura refrescante de sólido trabalho e apresentação inconvencional.

A estreia com o CD conceitual “Don Quixote em Hamburgo“, com música de Telemann, Mattheson e Conti (Raumklang, 2005), foi recebida com euforia e em 2008 o conjunto recebeu um convite da Filarmonia de Colônia. O motivo para tal sucesso rápido é, talvez, a adoção do lema de Georg Philipp Telemann, que outrora compôs o seguinte poema: “Prazer e Aplicação podem achar caminhos / Mesmo sob espessa neve / E um empreendimento ousado / Opõe-se à impossibilidade. Logo aparecem grandes obstáculos? Com entusiasmo! Você vai superar. Veja a dificuldade para os anões / Considere-se um gigante."

Sérgio Viotti

Ator, escritor, diretor, tradutor, dramaturgo, produtor de programas culturais radiofônicos, crítico de teatro, dança e ópera nascido em 1928, Viotti iniciou sua carreira ligada às artes cênicas como ator amador em 1949, e em seguida rumou para a Inglaterra. Em Londres, trabalhou na rádio BBC durante quase nove anos e atuou como crítico e diretor teatral. De volta ao Brasil, dirigiu peças no Pequeno Teatro de Comédia de Antunes Filho e n’O Tablado, e estreou profissionalmente como ator em 1961, quando recebeu o Prêmio Associação Brasileira de Críticos Teatrais, ABCT, na categoria de ator revelação. Seguiu carreira teatral de sucesso e só ingressou na televisão em 1986, veículo em que trabalhou quase ininterruptamente nos últimos mais de 20 anos.

Daniel Warren

O ator brasileiro Daniel Warren é conhecido como apresentador do programa do Disney Channel “Art Attack”, em que ensina o público infantil a produzir objetos artísticos com materiais simples, usando como ingrediente principal a criatividade. Fez inúmeras propagandas televisivas e, nos palcos, faz parte do jovem grupo de humor “Os Cretinos”, que alterna apresentações solo com participações na “Terça Insana”. Dirigido por Jô Soares, dividiu o palco com Bibi Ferreira e Juca de Oliveira no espetáculo “Às Favas com os Escrúpulos”.

Mozarteum Brasileiro

O Mozarteum Brasileiro foi fundado em 1981 por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko com o compromisso de manter a sociedade atualizada sobre os conceitos e expressões artísticas que se desenvolvem nos principais centros ao redor do mundo. Uma das mais importantes associações culturais do país, o Mozarteum traz ao País o melhor da música de concerto e da dança, possibilitando o intercâmbio entre artistas brasileiros e as instituições culturais internacionais, oferecendo masterclasses abertas ao público, bolsas de estudos para jovens instrumentistas e realizando palestras sobre história e interpretação musicais.

Com foco na música clássica, a instituição trouxe para o Brasil as mais importantes orquestras do mundo, entre elas as Filarmônicas de Berlim, Viena, Munique e de Nova Iorque, companhias de dança como o Bolshoi e o New York City Ballet e também renomados solistas, grupos de câmaras, coros e regentes.

Masterclasses gratuitas

O Mozarteum Brasileiro, em parceria com o Instituto Baccarelli, escola de musicalização de crianças e adolescentes em situação de risco localizada no bairro de Heliópolis, em São Paulo, oferece regularmente masterclasses abertas para estudantes, realizadas por musicistas das orquestras participantes de suas temporadas internacionais.

No dia 15 de abril, das 10h às 13h, os integrantes da Orquestra Elbipolis e o maestro Rolf Beck ministrarão seis masterclasses (violino, viola, violoncelo, contrabaixo, música de câmara e prática coral) no Instituto Baccarelli para estudantes ativos e alunos ouvintes. As masterclasses serão realizadas no Instituto Baccarelli, situado à Estrada das Lágrimas, 2317 – São João Clímaco. Os interessados em participar como alunos ativos ou ouvintes deverão inscrever-se previamente através do telefone (11) 3815-6377 (Mozarteum Brasileiro), de segunda a sexta, das 9 às 12h30 e das 14 às 18 horas. A inscrição é gratuita.

Clube do Ouvinte

O maestro, compositor e pianista Sérgio Igor Chnee é o curador e apresentador dessas palestras de caráter informal, batizadas de Clube do Ouvinte e realizadas uma hora antes de cada apresentação em São Paulo. Elaborados para atender expectativas de todo tipo de público, os encontros relacionam a obra ao período histórico em que foi composta, permitindo que os ouvintes entendam melhor o papel da música na sociedade. As palestras, com 40 minutos de duração, acontecem antes dos espetáculos, são gratuitas e para participar basta apresentar seu ingresso para o concerto. As vagas são limitadas.

Patrocínio

Em 2009, o Mozarteum Brasileiro tem como mantenedores as empresas Credit Suisse, Credit Suisse Hedging-Griffo, Mantecorp, Novartis, Siemens e TenarisConfab e conta com patrocínio ouro de Bradesco Prime, Clariant, Comgás, ING Wholesale Banking Brazil e Pirelli e patrocínio prata de Brasilprev, Carbocloro, Degussa Evonik e Fosfértil. O Instituto Votorantim e Monsanto patrocinam as atividades educativas da instituição.

Serviço:
São Paulo

Local: Sala São Paulo
Datas: dias 14 e 15 de abril, segunda e quarta-feira
Horário: 21h
Lotação: 1.437 lugares
Endereço: Praça Julio Prestes, s/nº Centro São Paulo
Duração: 90 minutos com intervalo de 20 minutos.
Informações: (11) 3223-3966
Ingressos: setor A – R$ 230,00 / setor B – R$ 200,00 / setor C – R$ 140,00 / setor D – R$ 85,00
Vendas Pessoalmente: Sala São Paulo e pontos de venda Ingresso Rápido
Telefone: (11) 2163-2000
Internet: www.ingressorapido.com.br
Estacionamento: R$ 8,00

Local : Ala externa do Auditório Ibirapuera
Data: 19 de abril, domingo
Horário: 11 horas
Duração: 70 minutos sem intervalo
Endereço: Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3.
Telefone: (11) 5908-4299
Estacionamento Zona Azul – R$1,80 por duas horas. Domingo das 8h às 18h.
Entrada Gratuita

Rio de Janeiro
Local: Sala Cecília Meireles
Data: dia 16 de abril, quinta-feira
Horário: 20h
Duração: 90 minutos com intervalo de 15 minutos
Lotação: 885 lugares
Endereço: Largo da Lapa, 47 - Centro – Rio de Janeiro, RJ
Informações: 21. 2332.9160 / 21. 2332.9176
Ingressos: Plateia: R$ 80,00 Plateia Superior: R$ 40,00
Vendas: www.ingresso.com.br ou pelo telefone (21) 4003-2330
Manobristas no local e estacionamento conveniado ao lado da Sala Cecília Meireles

Nenhum comentário: