Páginas

quinta-feira, 18 de março de 2010

Especial: Paul McCartney

Crédito: Danilo Romeiro
Data de Publicação: 18/3/2010

Paul  McCartney

Porque Paul é Paul

Beatles não se discute. A banda lançou álbuns incríveis, marcou uma, duas e mais gerações. Ficaram na atividade de 1960 até 1970. Apenas dez anos. Lançaram 13 álbuns, venderam milhões. E os caras influenciaram tanta gente, que até hoje existem centenas (milhares?) de bandas covers. Uma delas é o Beatles4Ever, que conta inclusive com roupas e instrumentos iguais aos que os originais usavam.
E é um pouco óbvio que alguém como Ricardo Júnior, que encarna o Paul no Beatles4Ever, goste mais da carreira do baixista do que de qualquer outro. Mas preferir Paul aos Beatles? “Em alguns momentos eu gosto mais de ouvir a carreira solo dele [do Paul] que os Beatles... Gosto muito da época do Wings!”
Isso porque, eventualmente, cada um seguiu seu caminho quando a banda acabou. E a de Paul foi bem prolífica. Ele não lançou alguns álbuns. Ele lançou vários. E partiu para outras frentes, como cinema, literatura e ativismo político e ambiental.
Logo após o fim dos Beatles, Paul já tinha um álbum no forno. McCartney saiu em abril de 1970 e contou com Paul compondo todas as músicas, cantando e tocando todos os instrumentos, no álbum que ele mesmo produziu. Não é só o fato de ele ser um multiinstrumentista. Paul foi responsável por grande parte dos hits dos Beatles, ele era um verdadeiro hit maker. E mesmo quando, ainda nos Beatles, foi acusado de escrever apenas baladas românticas, revidou com músicas como "Back In The USSR" e "Helter Skelter".
Formou o Wings em 1970 e fez trilha para um filme do James Bond. Ganhou Grammys. Desmanchou o Wings. Continuou na carreira solo. Trabalhou com rock, baladas e até música eletrônica. Ganhou mais Grammys e tem um planeta chamado McCartney (ok, não é um planeta, mas é um corpo celeste, como Plutão). Além da carreira musical, ele ainda segue como um dos principais ativistas de causas como vegetarianismo e direitos dos animais, além de ter feito campanhas contra as minas terrestres.
A gente já falou que ele é um dos homens mais ricos da Inglaterra? Pois é, em 1975 ele percebeu que seria uma boa ideia se ele fosse dono de se próprio nariz e fundou a MPL Comunications ("McCartney Productions Limited"), que é dona dos direitos autorais de diversos artistas, principalmente de rock dos anos 50 – como Carl Perkins e Buddy Holly.
Ok. Ex-Beatle. Rico. Com uma carreira solo muito bacana e ativista verde. Ah sim, ele também foi condecorado como Cavaleiro e, desde 1997, é conhecido como Sir Paul McCartney.

Mas vamos aos números...

Explore este especial

Números e datas
Paul pós-Beatles
Top 5
Vídeos
Serviço

Nenhum comentário: