Páginas

quarta-feira, 24 de março de 2010

Os cinquentões de 2010

Este é um ano de cinquentões. Mas não estamos falando de qualquer cinquentão e sim de ídolos e daqueles que deixaram sua marca na história. Ao invés de homenagear um ou outro, listamos todos de uma vez para lembrar um pouco do significado de cada um.
Veja a lista abaixo e relembre personalidades como Ayrton Senna, Beatles e Renato Russo.

Ayrton Senna
Tricampeão de Fórmula 1, Senna foi o um dos esportistas mais idolatrados que o Brasil já teve. Ficou conhecido por sua habilidade nas curvas e por nunca deixar de levantar a bandeira nacional. No ano em que ele completaria 50 anos, o Instituto Ayrton Senna vai fazer uma série de homenagens a ele com eventos e produtos com sua marca, entre eles, Senna como tema do Salão do Automóvel de São Paulo, a venda de capacetes feitos por Sid Mosca, que fez todos os capacetes de Ayrton, entre outros.

Beatles
Se não tivessem se separado, os garotos de Liverpool completariam 50 anos de carreira. A banda infelizmente durou pouco, em 1970 eles encerravam as atividades, mas são até hoje uma das bandas que mais vendeu discos e lançou trabalhos que eram verdadeiras obras-primas.

Brasília
Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a capital do País - classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO - chega aos 50 anos em clima de festa. No dia 21 de abril, acontecem na Esplanada dos Ministérios shows gratuitos de artistas como NX Zero, Paralamas do Sucesso, Luan Santana, Bruno e Marrone e Daniela Mercury.

Renato Russo
Líder de uma das mais bem sucedidas bandas de rock no Brasil, Renato Russo nos deixou em outubro de 1996. Marcou a adolescência de muita gente com suas intensas letras e participou da cena rock de Brasília na década de 80. Agora, o poeta Henrique Rodrigues reuniu 20 outros autores para recriar as composições de Renato em forma de conto e lança em livro nesta semana, 26/03, com o título de Como Se Não Houvesse Amanhã.

Guerrillero Heroico
Todo mundo já deve ter visto essa foto. Ela é obra do fotógrafo cubano Alberto Diaz Gutierrez, conhecido como Alberto Korda, que imortalizou a expressão de Che Guevara durante a cerimônia em memória dos mortos na explosão do navio Le Coubre. A foto foi tirada em 05 de março de 1960 e é uma das imagens mais famosas da história.

Pílula Anticoncepcional
No início da década de 60 surgiram as primeiras pílulas anticoncepcionais que foram um marco no grito de independência feminino. Apesar do clichê, mulher que é mulher sabe da importância dessa história de, digamos, "deixar de ser Amélia". Além disso, as pílulas nos deram liberdade sexual, controle da menstruação, fim das cólicas e etc (as mulheres que nos leem bem sabem). Muitos anos de vida, pílulas!

Zé Bonitinho
Personagem do ator Jorge Loredo, o "perigote das mulheres", Zé Bonitinho está há 50 anos exibindo todo o seu charme com seu topete, bigode e seu nada discreto óculos. Sua primeira aparição foi no programa Noites Cariocas, da TV Rio, na década de 60 e hoje continua com seu quadro no programa A Praça é Nossa, do SBT.

Nenhum comentário: