Páginas

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sinfonia Jena: De Beethoven?

Por Aristides A. J. Makowich

A Sinfonia “Jena” , descoberta na cidade alemã homônima , em 1906, por Fritz Stein , constituiu-se , na época , uma novidade excepcional , isto porque foi atribuída a nada menos que Ludwig von Beethoven , o incomparável “Gênio de Bonn”. Fritz Stein , então jovem diretor musical da cidade de Jena , ao estudar os concertos acadêmicos da Universidade local, introduzidos a partir de 1870 , descobriu uma referência a uma anônima “Sinfonia em Do maior”, datada de 1792. A obra constava de quatro movimentos , porém o nome do autor não aparecia nos arquivos da instituição.

Para surpresa de Stein , ele encontrou um fragmento integro que continha uma revelação inesperada : na partitura do segundo violino , estava escrito "por Louis von Beethoven". Provavelmente o copista da obra devia conhecer mal o nome de Beethoven , donde ter escrito "Louis von Beethoven". O fato é ,que Stein editou imediatamente a partitura deixando-a pronta para a estréia que só viria a acontecer em 1909.Como antes dos 30 anos de idade, Beethoven se abstivera de compor sinfonias , Fritz Stein verificou a autenticidade da obra. Segundo Stein , Beethoven teria enviado essa obra a Jena no tempo em que se achava em Bonn e esta seria então sua verdadeira "Sinfonia n.o.1".

Entretanto essa obra é bastante parecida com a sinfonia n.o. 97 de Franz Joseph Haydn , composta em 1792 , o que levou os pesquisadores a admitir que Beethoven tomara aquela obra como modelo durante seus estudos com Haydn , no ano seguinte , mudando apenas a linha melódica , mas conservando o “molde” original da n.o. 97. Segundo Robert Simpson , o movimento final da “Jena”, que é bem “haydiniana”, a orquestração ganha vida com a introdução de instrumentos de sopro, mostrando o “toque beethoveniano” característico... Talvez a obra fosse de autor desconhecido e segundo costumes da época , Beethoven suplementou o “final” da composição , dando origem à confusão , coisa comum,quando os compositores modificavam ou ate plagiavam criações de outros músicos e esse “artesanato musical”, era uma atividade aceita com poucas restrições.

A “Sinfonia Jena” estreou oficialmente em Londres em 1912, sendo recebida com entusiasmo pelo público , mas a dúvida , quanto a sua autenticidade , permanece até os dias atuais, embora muitos digam que é de autoria de Franz Joseph Haydn . Analisando a obra no seu todo , notam-se na “Jena” estilos evidentes de Haydn , tanto quanto de Beethoven . Conclui-se que todas opiniões quanto ao seu autor são controversas,. Entretanto , é preciso notar que uma “controvérsia”, é , de longe , muito mais interessante de que um “mistério adormecido “ e desafia o nosso espírito, no sentido de um excepcional e benfazejo exercício de pesquisa e reflexão...

Nenhum comentário: