Páginas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

George e o Oceano de Leite Azedo

Por Winston O'Boogie
*Esse artigo foi primeiramente publicado na Imprensa Vegetal


Escrita durante o retiro na Índia no começo de 68, ‘Sour Milk Sea’ foi mais uma das contribuições de George - que seriam vetadas - para o Álbum Branco. Assim, acabou sobrando para Jackie Lomax, um camarada dos tempos de Liverpool.
















Durante o concerto do Shea Stadium em agosto de 66, os Beatles, Lomax e Brian Epstein saíram juntos por New York. Brian queria que Lomax voltasse a Londres para a gravação de um single, e mais tarde, de um álbum. Quando finalmente, cerca de um ano depois, esse álbum estava sendo gravado, Brian morreu. Isso, segundo Lomax, o colocou em uma espécie de limbo, até que George o perguntou: “Você quer fazer um álbum?” O que ele poderia dizer? E apesar de sua falta de sucesso, Jackie foi a primeira pessoa a assinar com a recém lançada Apple Records, como um artista solo.


Jackie Lomax: “... eu estava apenas andando por aí, procurando alguma coisa pra fazer. Então fui ver alguns dos Beatles, e John me disse que, sendo um compositor, eu deveria ver o cara da Apple Publishing, que era tudo que eles tinham naquela época; o escritório ficava em cima da butique. Foi assim que eu acabei chegando ao George. Ele gostou das músicas e disse: ‘Vamos fazer o álbum quando eu voltar da Índia.’ Eu não estava certo de que isso aconteceria, mas aconteceu... ”
George assumiu a responsabilidade da gravação, e escreveu e produziu seu single de estréia. Jackie também contribui com as harmonias de ‘Dear Prudence’.


George: “Eu escrevi ‘Sour Milk Sea’ em Rishikesh, na Índia. Na verdade eu nunca gravei essa música (*com exceção das fitas de Kinfauns), ela foi feita por Jackie Lomax em seu álbum Is This What You Want?. De qualquer forma, ela é baseada na Vishvasara Tantra: “o que está aqui, está em todo o lugar, o que não está aqui, não está em lugar nenhum”, e é um quadro chamado ‘Sour Milk Sea’ – Kalladadi Samudra em sânscrito. Eu usei esse título com a idéia de que, se você está na merda, não fique por aí resmungando, faça alguma coisa a respeito...“


Lomax: “Eu comecei a pensar: ‘Eu não tenho certeza se vou conseguir cantar isso porque parece tão boa só instrumental!’, mas devo admitir que quando ouvi a fita com Eric (Clapton) e Ringo, ela soou bem melhor. Quando eu comecei a cantar, três pessoas estavam olhando pra mim – George, Paul e Ringo...“


O single foi um dos quatro primeiros singles lançados pela Apple – ‘Hey Jude’ e ‘Those Were The Days’ de Mary Hopkin foram lançados em 30 de agosto de 1968, e ‘Sour Milk Sea’ e ‘Thingumybob’ de Black Dyke Hills Band’s em 6 de setembro. A música contou com Jackie, George (também nos backing vocals) e Eric Clapton nas guitarras, Paul no baixo, Ringo na bateria e Nicky Hopkins no piano.


Lomax: “... eu acho que foram lançados quatro. Eu me lembro de um tipo de cartaz “nossos primeiros quatro”, e dentro estavam os singles – ‘Hey Jude’, Mary Hopkin, eu, e alguma coisa que Paul tinha feito com uma banda de metais. Eu acho que isso realmente me magoou, porque ‘Hey Jude’ e ‘Those Were The Days’ meio que eclipsaram meu single, e ele não tocou muito nas rádios... “



Apesar de tantos nomes como linha de frente do single, ele falhou nas paradas. Porém, um LP com composições de Jackie foi gravado, novamente sob a produção de George, e com os mesmos músicos em muitas faixas. O LP, ‘Is This What You Want?’ foi lançado em março de 1969.





Nenhum comentário: