Três dos Grupos Jovens da Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) integram a programação da Virada Cultural 2010, que acontece nos dias 15 e 16 de maio na cidade de São Paulo. A Orquestra Jovem Tom Jobim se apresenta no sábado, dia 15, às 21h, no Memorial da América Latina, com a participação de Mônica Salmaso e do grupo Pau Brasil. No dia 16, às 16h, o Coral Jovem do Estado faz concerto no MASP, com regência de Naomi Munakata e participação do grupo Ricordari. Às 19h do domingo é a vez da Banda Sinfônica Jovem se apresentar no Memorial, com regência de Roberto Farias. A Tom Jobim EMESP tem a gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura.
Concerto da Orquestra Jovem Tom Jobim
Para a apresentação da Virada Cultural, no dia 15, às 21h, a Orquestra Jovem Tom Jobim, sob regência do maestro Roberto Sion, reúne dois convidados especiais: um dos grupos mais importantes da história da música instrumental, o Pau Brasil, e uma das mais destacadas intérpretes vocais de canção da atualidade, Mônica Salmaso.
O concerto tem início apenas com a orquestra para a apresentação das peças Aquarela para o Ary, de Ary Barroso, Agora Sim, de Luiz Alves e Luizão Paiva e Baile das Cores, de Roberto Sion. Na sequência, o grupo convidado Pau Brasil junta-se à orquestra para interpretar duas peças de Heitor Villa-Lobos, Melodia Sentimental e Ária Bachianas nº 4.
Na segunda parte do concerto, a Tom Jobim recebe a convidada especial Mônica Salmaso, que, juntamente com o Pau Brasil, interpreta músicas de seu mais recente álbum, Noites de Gala, sobre a obra de Chico Buarque. No repertório, canções como Construção, Bom Tempo, O Velho Francisco, Ciranda da Bailarina e Deus lhe Pague. O concerto finaliza com Bye Bye Brasil, de Roberto Menescal e Chico Buarque.
Concerto do Coral Jovem do Estado
O segundo dia da Virada Cultural, domingo, 16 de maio, marca a abertura da temporada 2010 do Coral Jovem do Estado. O grupo se apresenta no MASP às 16h. Sob regência de Naomi Munakata, regente titular do coral, o grupo apresenta o concerto Viagem ao Renascimento e traz a participação especial do grupo Ricordari.
Especializado no repertório da música antiga, tema do concerto, o grupo Ricordari acompanhará o coral em algumas das 16 canções interpretadas e também fará apresentações individuais, apresentando ao público a música antiga, com peças compostas na Europa durante a Idade Média e o Renascimento.
No concerto, canções de Rossino Mantovano, Orlando de Lasso, Giovanni P. da Palestrina, Domenico M. Ferrabosco, Luca Marenzio, Juan Encina, Tomas Luis de Victoria e Andrea Gabrieli, além de algumas composições anônimas do século XVI, entre elas duas canções do Cancionero de Upsala, livro que reúne 70 peças musicais espanholas da época renascentista.
Concerto da Banda Sinfônica Jovem do Estado
Em homenagem aos 40 anos de carreira do regente Roberto Farias, criador da primeira banda profissional do Estado, o Grupo Jovem e sua regente titular, Mônica Giardini, recebem o maestro homenageado para reger o concerto realizado nos últimos momentos da Virada Cultural, domingo (16), às 19h, no Memorial da América Latina. Desde 2008, Farias é diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica da Província de Córdoba (Argentina), e em 2009 assumiu a direção artística da Orquestra de Câmara Solistas do Brasil.
O concerto intitulado Le Banquet Celeste oferece a reunião de obras de consagrados compositores da música moderna: Olivier Messiaen (com duas de suas obras transcritas para banda, Le Banquet Celeste, que dá nome ao concerto, e Rondeau), Igor Stravinsky (versão de Roberto Farias para banda de Sinfonias para Instrumentos de Sopros - 1920 rev. 1947), Arnold Schoenberg (Theme and Variations, Opus 43ª) e Paul Hindemith (Sinfonia em Si Bemol). O repertório ainda traz o argentino Vicente Moncho, com Ultreya, composição de 2008.
ORQUESTRA JOVEM TOM JOBIM
Programa: Pau Brasil, Monica Salmaso e a música de Chico Buarque
Regente: Roberto Sion
Convidados: Mônica Salmaso e Pau Brasil
ARY BARROSO
Aquarela para o Ary
LUIZ ALVES / LUIZÃO PAIVA
Agora Sim
ROBERTO SION
Baile das Cores
HEITOR VILLA-LOBOS
Melodia Sentimental
HEITOR VILLA-LOBOS
Ária Bachianas nº 4
CHICO BUARQUE
O velho Francisco
CHICO BUARQUE
Construção
CHICO BUARQUE
Deus lhe pague
EDU LOBO / CHICO BUARQUE
Ciranda da Bailarina
ROBERTO MENESCAL / CHICO BUARQUE
Bye Bye Brasil
Serviço:
Orquestra Jovem Jobim – Pau Brasil, Monica Salmaso e a música de Chico Buarque
Data: 15 de maio, sábado
Horário: 21h
Duração: aprox. 60 min.
Local: Memorial da América Latina - Auditório Simón Bolívar
Endereço: Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Informações: (11) 3823-4600
Indicação Etária: LIVRE
Capacidade: 876 lugares
Entrada franca
CORAL JOVEM DO ESTADO
Programa: Viagem ao Renascimento
Regente: Naomi Munakata
Convidado: grupo Ricordari
ROSSINO MANTOVANO
Lirum Bililirum
ORLANDO DE LASSO
Ola! O che bon eco!
GIOVANNI P. DA PALESTRINA
Mori Quasi il Mio Core
D. M. FERRABOSCO
Io Mi Son Giovinetta
LUCA MARENZIO
Vezzosi Augelli
ORLANDO DE LASSO
Matona mia cara
ANÔNIMO DO SEC. XVI
Rodrigo Martines
JUAN ENCINA
Triste Espanha
JUAN ENCINA
Mas vale trocar
CANCIONERO DE UPSALA
Ay luna que reluzes
CANCIONERO DE UPSALA
Dadme albricias, hijos d’ Eva
TOMAS LUIS DE VICTORIA
Ave Maria
TOMAS LUIS DE VICTORIA
O Magnum Mysterium
ORLANDO DE LASSO
Super flumina Babylonis
GIOVANNI P. DA PALESTRINA
Sicut cervus desiderat
ANDREA GABRIELI
Missa Brevis
I. Kyrie
II. Gloria
III. Credo
IV. Sanctus
V. Benedictus
VI. Agnus Dei
Participação do Grupo RICORDARI: Claudia Freixedas, Bernardo Toledo Piza, Fernanda de Castro, Sérgio Haguiara e Alexandre Pimenta.
Pavanas, Glagliardas e Ricercare de:
JUAN DEL ENCINA
VICENZO GALILEI
ORLANDO DI LASSO
GIOVANNI PALESTRINA
Serviço:
Coral Jovem do Estado – Viagem ao Renascimento
Data: 16 de maio, domingo
Horário: 16h
Duração: aprox. 60 min.
Local: MASP – Grande Auditório
Endereço: Av. Paulista, 1578 - Bela Vista
Informações: (11) 3251-5644
Indicação etária: LIVRE
Capacidade: 374 lugares
Entrada franca
BANDA SINFÔNICA JOVEM DO ESTADO
Programa: Le Banquet Celeste
Regente: Mônica Giardini
Regente convidado: Roberto Farias
OLIVIER MESSIAEN
Le Banquet Celeste
Rondeau
Transcr.: João Victor Bota
IGOR STRAVINSKY
Sinfonias para Instrumentos de Sopros
(1920 rev.1947) (versão: R. Farias, 2010)
VICENTE MONCHO
Ultreya (2008)
ARNOLD SCHOENBERG
Theme and Variations, Opus 43ª
PAUL HINDEMITH
Sinfonia em Si Bemol
I – Moderadamente rápido – molto agitato
II – Andantino grazioso – rápido y alegre
III – Fuga
Serviço:
Banda Sinfônica Jovem do Estado – Le Banquet Celeste
Regência: Roberto Farias
Data: 16 de maio, domingo
Horário: 19h
Duração: aprox. 60 min.
Local: Memorial da América Latina - Auditório Simón Bolívar
Endereço: Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Informações: (11) 3823-4600
Indicação etária: LIVRE
Capacidade: 876 lugares
Entrada franca
Grupos Jovens da Tom Jobim - EMESP
Orquestra Jovem Tom Jobim
Formada por 50 músicos bolsistas, a Orquestra Jovem Tom Jobim tem como objetivo o resgate de obras tradicionais de grandes compositores brasileiros, com especial dedicação à obra de Tom Jobim, e à pesquisa e experimentação musical.
Sua formação alia as sonoridades e a expressividade da orquestra sinfônica (cordas, madeiras e metais) com a força e o balanço da seção rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão), proporcionando-lhe uma enorme versatilidade estética.
A Orquestra se apresenta com frequência com artistas de diferentes estilos da MPB, entre os quais estão Elza Soares, Paula Lima, Chico Pinheiro, Quinteto em Branco e Preto, Germano Mathias, Dominguinhos, Claudette Soares, Alaíde Costa, Nelson Ayres, Heraldo do Monte, Arismar do Espírito Santo, Maurício Einhorn, Arrigo Barnabé e Zimbo Trio.
Coral Jovem do Estado
Formado por 48 bolsistas, o Coral Jovem do Estado, grupo ligado à Tom Jobim - Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), foi criado em 1979 (em julho de 2009 completou 30 anos) durante o 10° Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ao longo de sua história, esteve sob a regência de Bruno Wyzuj, Jonas Christensen, Diogo Pacheco, Victor Gabriel, Marcos Leite, Juan Serrano, Martha Herr e José Ferraz de Toledo, sempre ao lado das mais importantes orquestras sinfônicas e conjuntos instrumentais do Estado. Desde 2005, tem como diretora artística e regente titular Naomi Munakata e como regente assistente Nibaldo Araneda. Constituído por jovens estudantes de música, especialmente na área de canto erudito, tem como finalidade principal contribuir na educação e desenvolvimento de seus integrantes, aprimorando seu nível técnico e artístico para que se tornem os futuros profissionais da área.
Banda Sinfônica Jovem do Estado
Formada por 75 músicos bolsistas, a Banda Sinfônica Jovem do Estado foi criada em 1993, sob a regência de Mônica Giardini. Em mais de 15 anos de atividades, tem executado composições originais para Banda Sinfônica, arranjos de autores consagrados da música erudita e obras do repertório popular. A Banda, ligada à Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, participa de importantes eventos na capital e no interior do estado, com atuações em óperas, poemas sinfônicos e em obras como a primeira audição da ópera Treemonisha de Scott Joplin e Paulistana – Retrato de uma Cidade de Billy Blanco. Entre os convidados que recebe, estão artistas como o do maestro húngaro Lazslo Marosi e solistas como Hector Costita, Raul de Souza, Isaías e seus Chorões e Naná Vasconcelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário