Ao lado o momento exato em que Cid Moreira comunica a morte de Elvis no Jornal Nacional de 16 de agosto de 77! Neste momento a vida de milhões de fãs começou a mudar, foi uma verdadeira tragédia que deixou seqüelas até hoje. Naquele momento o sonho que ver Elvis ao vivo se encerrava por completo. No Brasil a noticia da morte de Elvis veio acompanhada de muita desinformação e mentiras, aliás muitas mentiras. O próprio Jornal Nacional demonstrava o quanto nossa TV ainda era precária, tamanha era a desinformação. Veja abaixo os comentários sem nenhum fundamento divulgados nesta reportagem:
1º. “...Elvis foi encontrado morto por seu empresário...” Quem socorreu Elvis foi All Strada e Joe Espósito e não Coronel Parker, que não estava em Memphis e sim cuidado dos preparativos da nova turnê!
2º.”...vivia sozinho no Elvis Presley Boulevard em Memphis” Elvis vivia rodeado de seguranças e na ocasião de sua morte sua namorada estava dormindo em Graceland. Seu pai Vernon e sua avó também moravam em Graceland, demonstrando que não “morava sozinho”!
3º. “...e na solidão sempre assistia o filme que contava sua história, Elvis era assim” Elvis não gostava de assistir seus filmes e nem escutar seus discos. Fato muito visível pelos amigos e parentes de Elvis.
4º. “...distante da glória, do palco e das fãs ele revivia o tempo em que era o rei do rock’n roll” Essa é uma das mais engraçadas, mostra que nossa mídia estava desplugada do resto do mundo. A década em que Elvis mais ficou no palco foi justamente nos anos 70 e não nos anos 50 ou 60, como estaria longe da glória e das fãs!? Se depois de 30 anos ele ainda é aclamado como Rei do Rock, como teria perdido a “coroa” em 1977?
HELIO COSTA – Quem salvou a pele da Globo foi o atual Ministro da Comunicação que era repórter da Globo nos Estados Unidos! Ao contrário da redação no Brasil, tratou Elvis como Rei do Rock. Disse que desde a morte de Rodolfo Valentino nunca se viu tamanha consternação em torno de um ídolo! Disse também que Elvis participou de uma revolução marcante na música americana!!
REVISTA MANCHETE: Uma das principais revistas daquela época colocou a morte de Elvis numa matéria secundária, nem a foto de Elvis saiu na página principal! A revista também está repleta de erros sobre o fato, infelizmente!
A conclusão que chegamos é que o mundo ficou realmente melhor com a Internet! Naquela época as informações demoravam a chegar, tudo era mais difícil, e se a informação chegava, vinha distorcida da realidade! O que não faltou foram muitas revistas “tributo” que aproveitaram a oportunidade para vender.
Na época era muito comum ídolos morrerem por overdose de drogas (ilegais), vide exemplo Jimi Hendrix e Janis Joplin. Com a morte de Elvis, os boatos que teria morrido também de overdose circularam o mundo e o Brasil. Muitos brasileiros só se deram conta da importância do acontecimento décadas depois! Isso depois de perceberem que não se parava de falar em ELVIS nos filmes, nas rádios, TVs etc. O mito ainda sobrevive 30 anos depois de sua partida física!
Marcelo Neves
Nenhum comentário:
Postar um comentário