Páginas

domingo, 9 de maio de 2010

Orquestra Jovem Tom Jobim faz concerto gratuito na Sala São Paulo

Jovens músicos da EMESP apresentam obras de Noel Rosa e Tom Jobim, no dia 9 de maio, às 11h, sob regência de Roberto Sion

A Orquestra Jovem Tom Jobim realiza apresentação gratuita na Sala São Paulo no dia 9 de maio (domingo), 11 h. O grupo jovem ligado à Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), com regência de Roberto Sion, interpreta duas séries especiais de Noel Rosa e Tom Jobim, além de peças de Edmundo Villani-Côrtes, João Donato, Nelson Aires e Roberto Sion, participando da série Concertos Matinais.

Na abertura do concerto, a Orquestra presta uma homenagem a Noel Rosa, com Três momentos para Noel. Aos poucos os músicos sobem ao palco e o público acompanha a formação da orquestra, primeiro com as madeiras, em Conversa de Botequim, em seguida com as cordas, em Último Desejo, e por último com os metais, em Palpite Infeliz.

Com a orquestra reunida, o grupo executa Álbum de Retratos, de Edmundo Villani-Côrtes, segunda peça escrita especialmente para a grupo, dedicada à cidade de São Paulo. Em seguida, a Orquestra apresenta A Rã, de João Donato, um dos mais originais compositores brasileiros. A peça permite liberdade de criação, com improvisações no trombone, piano e saxofone.

O concerto tem sequência com uma série criada especialmente para a Orquestra Jovem Tom Jobim pelo músico Laércio de Freitas. Painel Jobim III, terceira destas séries de arranjos originais sobre a obra de Tom Jobim, faz um pot-pourri com as músicas Deus e o Diabo na Terra do Sol, Caribe, Só em Teus Braços e Desafinado.

Para finalizar o concerto, a Orquestra apresenta Só Xote, de Nelson Ayres, uma bem-humorada mistura de xote com blues, e Salssaricando, de Roberto Sion. Como o próprio nome diz, a peça propõe uma brincadeira por meio do jogo de palavras com a gíria carioca sassaricando e o ritmo latino da salsa.

Orquestra Jovem Tom Jobim

Formada por 50 músicos bolsistas, a Orquestra Jovem Tom Jobim tem como objetivo o resgate de obras tradicionais de grandes compositores brasileiros, com especial dedicação à obra de Tom Jobim, e à pesquisa e experimentação musical.

Sua formação alia as sonoridades e a expressividade da orquestra sinfônica (cordas, madeiras e metais) com a força e o balanço da seção rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão), proporcionando-lhe uma enorme versatilidade estética.

A Orquestra se apresenta com frequência com artistas de diferentes estilos da MPB, entre os quais estão Elza Soares, Paula Lima, Chico Pinheiro, Quinteto em Branco e Preto, Germano Mathias, Dominguinhos, Claudette Soares, Alaíde Costa, Nelson Ayres, Heraldo do Monte, Arismar do Espírito Santo, Maurício Einhorn, Arrigo Barnabé e Zimbo Trio.

Roberto Sion – regente titular

Um dos mais atuantes e respeitados nomes da música instrumental brasileira, Roberto Sion, além de saxofonista, flautista e clarinetista, é reconhecido pelo trabalho de compositor, arranjador, maestro e professor. Foi vanguardista na utilização sinfônica de elementos do jazz e da música brasileira, em um estilo que se tornou sua marca registrada. Iniciou-se ao piano com cinco anos e aos oito com o saxofone, clarinete, solfejo, harmonia e canto coral no Conservatório Lavignac, de Santos. Estudou na Berklee School of Music e se aperfeiçoou no saxofone com Joseph Viola, Ryo Noda, Lee Konitz e Joe Allard. Desenvolveu e aprimorou a carreira de compositor e arranjador e estudou análise e composição com Damiano Cozzella, Olivier Toni, Willy C. de Oliveira e H. J. Koellreutter. Músico atuante desde os 11 anos, Roberto Sion tem em seu currículo sete álbuns e apresentações como solista nos Estados Unidos, Japão, Israel e em vários países da Europa. Desde 1998, atua na EMESP como professor de Prática de Big Band e mais recentemente, como regente titular da Orquestra Jovem Tom Jobim.

Programa:

Três Momentos para Noel:

NOEL ROSA E VADICO
Conversa de Botequim
Arranjo: Roberto Sion

NOEL ROSA
Último Desejo
Arranjo: Roberto Sion

NOEL ROSA
Palpite Infeliz
Arranjo: Roberto Sion

EDMUNDO VILLANI-CÔRTES
Álbum de Retratos

JOÃO DONATO
A Rã
Arranjo: Edson Alves

Painel Jobim III
TOM JOBIM
Deus e o Diabo na Terra do Sol, Caribe, Só em Teus Braços, Desafinado
Arranjo: Laércio de Freitas

NELSON AYRES
Só Xote

ROBERTO SION
Salssaricando

Serviços:
Concertos Matinais - Orquestra Jovem Tom Jobim
Data: 9 de maio, domingo
Horário: 11h
Duração: aprox. 60 min
Local: Sala São Paulo
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Luz
Informações: (11) 3223-3966
Indicação Etária: LIVRE
Acessibilidade: Sim
Capacidade: 1.484 lugares
Entrada gratuita

Nenhum comentário: