Páginas

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Sociedade Santa Cecília de Estrela/RS: “o coral mais antigo em funcionamento”

Não temos conhecimento de um senso ou pesquisas a respeito dos corais no Brasil que possam concluir sobre aspectos como a trajetória dos corais desde a colonização européia, sua história e seu legado. A atividade coral foi intensa em Minas Gerais , Rio de Janeiro, Bahia e também na região das Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul, por exemplo. Mas o que destas atividades corais permanecem vivas até hoje? Ou, que elementos da atividade coral destes tempos nos influenciam no século XXI?
Mesmo com poucas informações sobre o assunto, se houve falar aqui e ali sobre o coro mais antigo em funcionamento, e começam aparecer nomes e localidades. Há poucos meses estive em um encontro de coros em Lajeado/RS onde se apresentou um coro masculino com mais de cento e vinte anos de atividades. Em Novo Hamburgo há um coro também bastante antigo, na região de Panambi também, e assim nossa curiosidade se aguça em busca de dados concretos sobre o assunto. A região do Vale do Taquari, entre as cidades de Teutônia, Lajeado, Arroio do Meio, Estrela e Bom Retiro, provavelmente está uma das maiores concentrações de corais do mundo, se considerado o número de coros por habitante. Em Estrela são cerca de vinte e cinco e Teutônia cerca de cinqüenta coros, só para citar duas cidades pequenas. Também de colonização alemã, já na região da Serra, Nova Petrópolis tem a maior quantidade de corais, em torno de sessenta e cinco!
Até o momento, do que temos conhecimento e acesso aos documentos originais e história comprovada, concluímos que o Coral da Sociedade Santa Cecília da Paróquia de Estrela/RS é o coro mais antigo em atividades ininterruptas no Rio Grande do Sul, e possivelmente em todo o Brasil. Segundo o professor de história do município, Sr. Leônidas Erthal, provavelmente o Coral Santa Cecília é ainda muito mais antigo do que afirma seu estatuto, conclusão que ele tira da análise de outros aspectos da época, que levam a crer que o Coral já estava em pleno funcionamento quando se decidiu organizar numa Sociedade e formalizar com estatutos e documentos, casualmente na mesma época em que se estava fundando a própria cidade de Estrela. Neste ano de 2008 o Coral completou cento e trinta e dois anos de atividades, sobrevivendo a várias gerações, muitas delas conturbadas, como o período das grandes guerras mundiais. Por anos seu regente foi Décio Gauer, com o qual tive a oportunidade de dividir o palco algumas vezes, e hoje seu atual regente é Tiago Garcia.
Transcrevo abaixo um texto do professor Leônidas (que é um grande incentivador e defensor da atividade coral em nosso Estado ) sobre a história do Coral da Sociedade Santa Cecília de Estrela, que muito vem nos elucidar. Para quem tiver interesse, neste endereço da internet tem uma lista (já desatualizada) dos corais do Vale do Taquari, com alguns detalhes e contatos:
http://www.portaldo agrovt.com. br/cultura/ corais_no_ vale_do_taquari. pdf

Nenhum comentário: