Em 2010, ano de seu 20º. aniversário de fundação, a Orquestra Experimental de Repertório anuncia a realização do Concurso de Piano Chopin-OER, em comemoração aos 200 anos de nascimento de Frédéric Chopin.
Este Concurso tem como objetivo oferecer ao pianista vencedor a oportunidade de apresentar-se como solista da Orquestra Experimental de Repertório, dentro da Temporada de Concertos de 2010, além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 10.000,00 (valor bruto).
O Concurso será franqueado a pianistas brasileiros ou naturalizados, de ambos os sexos e de até 30 anos, completos até a data da inscrição.
Da inscrição
Para inscrever-se o candidato deverá apresentar a seguinte documentação:
- Ficha de inscrição preenchida e assinada;
- Breve currículo artístico digitalizado de seus estudos e atividades musicais;
- Xerox do documento de identidade;
- Se menor de dezoito anos, deverá juntar também xerox do documento de identidade ou passaporte do responsável legal que tenha assinado a ficha de inscrição;
- Uma fotografia recente, tamanho 3x4;
- DVD ou CD do candidato executando as obras que constam do Repertório da Pré- Seleção, gravado recentemente. O CD ou DVD deverá ser acompanhado de carta assinada pelo candidato certificando sua autenticidade.
As inscrições serão realizadas na sede da OER, sita à Avenida São João, 473, 7º.andar, CEP 01035-000, São Paulo/SP, até as 18h do dia 31 de março de 2010.
Obs: os candidatos poderão, também, enviar suas inscrições por correio, valendo como data máxima de postagem o dia 31 de março.
Até o dia 16 de abril de 2010 o Júri divulgará a lista de candidatos aceitos para a Prova Semi-Final.
Informações mais detalhadas poderão ser obtidas pelos:
Telefones: (11) 3333.7691 e 3397.0121.
E-mail: oer20anos@gmail.com
Das provas
- O Concurso consiste em três (3) provas eliminatórias: Pré-Seleção, Semi-Final e Final, sendo as duas últimas abertas ao público.
- A ordem de apresentação dos candidatos será definida por sorteio, excetuando-se, a critério do presidente do júri, situações decorrentes de acidente, doença ou alguma circunstância incomum.
- As provas deverão ser executadas de memória, sem partitura.
- A ordem de execução das peças na Semi-Final fica à escolha dos candidatos.
- O tempo de cada prova não poderá ser ultrapassado. As repetições ficam a critério do candidato.
A Pré-seleção será feita através de análise da gravação, entregue pelo candidato no ato da inscrição. Da gravação deverá constar o seguinte repertório: a) Um Estudo de livre escolha opus10 ou opus 25 de F. Chopin, exceto os póstumos; b) Um Noturno ou uma Mazurca de livre escolha de F. Chopin. As obras escolhidas para esta prova não poderão ser incluídas na Prova Semi-Final.
A Semifinal será realizada no dia 08 de maio de 2010, sábado, a partir das 14h, em local a ser anunciado. Nessa etapa, o candidato deverá apresentar um recital somente com obras de F. Chopin, contendo obrigatoriamente uma Balada ou um Scherzo ou uma Polonaise. Lembramos que o candidato não poderá executar nesta prova nenhuma obra incluída na pré-seleção gravada. Esse recital deverá ter a duração mínima de 15 minutos e máxima de 20 minutos. Os candidatos aprovados para a prova Final serão anunciados no mesmo dia, após a deliberação do Júri.
A Final será realizada no dia 22 de maio de 2010, sábado, a partir das 14h, em local a ser anunciado. Nessa etapa, o candidato deverá executar um movimento do Concerto nº 2 op.21, em fá menor, para Piano e Orquestra de F. Chopin. O Júri determinará, na hora da prova, qual dos três movimentos do Concerto o candidato apresentará.
Para a Final, o candidato deverá trazer o seu próprio pianista acompanhador, para a parte do 2º. piano (redução da orquestra).
A Orquestra Experimental de Repertório poderá, também, disponibilizar um pianista da orquestra, caso o candidato assim o deseje. O ensaio com o pianista da orquestra será no próprio sábado, 22 de maio de 2010, a partir de 09 da manhã.
O Júri será composto pelo pianista, compositor e professor Amaral Vieira (Presidente), pelo pianista e professor Eduardo Monteiro e pelo Regente Titular da Orquestra Experimental de Repertório, Maestro Jamil Maluf.
A decisão da Banca Examinadora será soberana e irrevogável, não cabendo qualquer contestação ou recurso.
Da premiação
Como prêmio do Concurso, o vencedor se apresentará como solista da OER, no dia 13 de junho, domingo, às 11h, em teatro a ser anunciado, executando o Concerto no.2 op. 21, em fá menor, para Piano e Orquestra de Frédéric Chopin, além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 10.000,00 (valor bruto).
Nenhum comentário:
Postar um comentário