A Orquestra Jovem do Estado, ligada à Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), faz sua primeira apresentação de 2010 no dia 25 de abril, domingo, às 17h, na Sala São Paulo. Sob a direção do regente titular João Maurício Galindo, a Orquestra traz a pianista suíça Marija Bokor, de apenas 17 anos, como solista convidada, e peças de Schumann, Beethoven, D’Indy e Satie.
O concerto tem início com a Abertura Braut Von Messina, Op. 100, de Robert Schumann (1810-1856). Pouco executada desde a sua composição, a peça foi escrita em 1850, durante os últimos anos de vida do compositor, para a tragédia homônima de Friedrich Schiller (em português, A Noiva de Messina). Na sequência, a Orquestra Jovem do Estado toca Concerto para piano nº 1 em Dó maior, Op. 15, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e leva ao palco a participação da pianista Marija Bokor como solista.
Na segunda parte do concerto, o maestro Galindo mostra a transição entre os séculos XIX e XX por meio de duas peças francesas. La Forêt Enchantée, Op. 8, de Vincent d’Indy (1851-1931), e Parade (Ballet sobre texto de Jean Cocteau), de Erik Satie (1866-1925).
A Floresta Encantada, peça de estilo romântico do século XIX, foi uma das primeiras partituras escritas por d’Indy. Baseada no romance do poeta alemão Johann Ludwig Uhland, narra a trajetória de um grupo de cavaleiros e seu líder, que viajam pela floresta e se envolvem em um mundo de encantamentos e magia. Parade, por sua vez, tem elementos característicos do modernismo: a peça foi escrita entre 1916 e 1917 para o grupo Ballets Russes, de Serge Diaghilev, e a estreia do ballet aconteceu em 1917, com figurino e cenário desenhados por Pablo Picasso e coreografia de Léonide Massine. Foi a primeira peça de Satie para ballet e sua primeira parceria com Picasso.
Orquestra Jovem do Estado
Formada por 70 músicos e ligada à Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), a Orquestra Jovem do Estado é uma das raras orquestras brasileiras dedicadas à experimentação musical para estudantes. Sob direção do maestro João Maurício Galindo, o grupo oferece aos jovens uma experiência diferenciada para a formação e a prática de música clássica. Fundada em 1979 (completou 30 anos em julho de 2009), a Orquestra Jovem do Estado representou o Brasil no 2° Encontro Latino Americano de Orquestras Juvenis, realizado na Argentina, e foi responsável por apresentações brasileiras de primeiras audições de obras de Dvorák e Händel. Atualmente, tem se apresentado com solistas de renome como Antonio Del Claro, Cláudio Cruz, Gilberto Tinetti, Marcelo Jaffé, Gretchen Miller, Adélia Issa, Céline Imbert, entre outros.
João Maurício Galindo – regente
Diretor artístico da Jazz Sinfônica, da Orquestra Jovem do Estado, da série beneficente Aprendiz de Maestro, promovida pela Tucca – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, e apresentador do programa Pergunte ao Maestro da Rádio Cultura FM de São Paulo, João Maurício Galindo atua com desenvoltura em variados repertórios e formações. Após formar-se pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), foi o único brasileiro escolhido para o Primeiro Curso Internacional para Jovens Diretores de Orquestra, promovido pela OEA, realizado em Caracas. Concluiu pós-graduação pela Universidade de São Paulo (USP), onde foi orientado pelo professor George Olivier Toni. Em 1991, assumiu a direção da Orquestra Jovem do Estado, com a qual desenvolve importante trabalho pedagógico, e em 2000 iniciou o trabalho com a Jazz Sinfônica. João Maurício Galindo foi regente da Orquestra Acadêmica em três edições do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, nos anos de 1998, 2000 e 2002.
Programa:
REGENTE: João Maurício Galindo
Robert SCHUMANN
Abertura “Braut Von Messina”, Op. 100
Ludwig van BEETHOVEN
Concerto para piano nº 1 em Dó maior, Op. 15
Solista convidada: Marija Bokor
Vincent D’INDY
La Forêt Enchantée, Op. 8
E. SATIE
Parade (Ballet sobre texto de Jean Cocteau)
Serviços:
Orquestra Jovem do Estado
Data: 25/04, domingo
Horário: 17h
Duração: aprox. 60 min
Local: Sala São Paulo
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Luz
Informações: (11) 3223-3966
Indicação Etária: LIVRE
Acessibilidade: Sim
Capacidade: 1.484 lugares
Ingressos: R$ 10 (inteira) / R$ 5 (meia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário