Páginas

quinta-feira, 11 de março de 2010

ELVIS PRESLEY: O primeiro Cadillac a gente nunca esquece

Este Eldorado 1956 foi o
primeiro Cadillac zero
quilômetro comprado pelo
Rei
do Rock. E quase desapareceu

por Ricardo Caruso

Parece que foi ontem, mas já fazem 30 anos que Elvis Presley se foi. Mais do que um artista inigualável, responsável por uma revolução social e cultural que mudou o mundo, Elvis deixou uma longa série de histórias interessantes. Uma delas é esta, de seu primeiro Cadillac zero quilômetro, que também foi seu primeiro carro customizado.
Em 12 de junho de 1956, Elvis e sua namorada June Juanico entraram no showroom da Southern Motors, revendedor Cadillac de Memphis. Tinha 21 anos de idade e já estava começando a ganhar dinheiro com a música. Da mesma forma que sua carreira começava a brilhar, ele tentava realizar seus sonhos de infância. Perguntou ao vendedor se poderia fazer um test drive de um Eldorado conversível branco que estava no showroom. O vendedor olhou aquele jovem de calça jeans, costeletas e topete e não só negou o pedido do cantor, como também o convidou a se retirar da loja. Obviamente nunca tinha ouvido falar de Elvis Presley.
Saindo da loja, o enfurecido Elvis encontrou um garoto lavando carros e perguntou: “Quanto você ganha fazendo isso?”, e o menino respondeu: “Três dólares por semana, senhor”. Elvis o pegou pela mão, voltou para dentro da loja e chamou o gerente. “Vou comprar este Cadillac e pagar em dinheiro e a vista, mas a comissão da venda é deste garoto, não daquele vendedor mal educado”. Com certeza o tal vendedor nunca mais esqueceu o nome Elvis Presley.

COR DE UVA
O carro era branco de interior preto, e dias depois Elvis o levou a Jimmy Sanders, de Memphis, conhecido customizador local. Espremeu um cacho de uvas sobre o capô e disse:“Quero que você o pinte dessa cor”. E assim foi feito. O Cadillac foi pintado de roxo metálico, o revestimento dos bancos foi trocado por couro branco, ganhou carpete roxo com as iniciais “EP” adornadas por uma guitarra e duas notas musicais bordadas. Este bordado também foi feito nos bancos. Além disso, recebeu escapamentos laterais e suspensão um pouco mais baixa. Assim o primeiro Cadillac customizado de Elvis ficou pronto.
Logo o cantor enjoou do carro, que apresentava seguidos problemas mecânicos e o vendeu em 23 de dezembro de 1957. O carro foi comprado por uma fã, Lena Moskovitz, também de Memphis, por US$ 4.893. Lena casou-se pela segunda vez com Digger O´Dell Smith e mudou-se para Phoenix, no Alabama. Lá montou uma mercearia e ficou anos e anos com o Cadillac sempre estacionado à porta.
Durante 15 anos muitas pessoas tentaram comprar o carro, alguns provavelmente a mando de Elvis, mas ela sempre recusou qualquer oferta. Ela morreu em 1974 e Digger mudou para College Park, na Georgia. O carro ficou abandonado no tempo e se deteriorou. NO LEILÃO
Em 31 de julho de 1976, um ano e alguns dias antes da morte de Elvis, o carro foi vendido num leilão de fundo de quintal, e comprado por James Cantrell, de Columbus, Georgoa por -acredite- míseros US$ 975. No dia seguinte alguém ofereceu US$ 10 mil por ele, mas James não vendeu. Gastou US$ 28 mil para restaurá-lo, e pretendia ir a Memphis mostrar o carro para Elvis, mas o cantor faleceu antes.
O Cadillac ficou em exibição em Tupelo, Mississippi, cidade onde Elvis nasceu e depois viajou pelos Estados Unidos durante dois anos. Descansou 10 anos num museu do Canadá e hoje está emprestado, por tempo indeterminado, para o “Elvis Presley Automobile Museum”, que fica em frente a Graceland. Orgulhoso, está em estado de zero quilômetro, absolutamente impecável. Elvis iria adorar ter reencontrado seu Cadillac.





CURIOSIDADES



• A marca Cadillac surgiu em 1902. Seu nome é uma homenagem ao explorador francês Antoine Launet Lamothe du Cadillac, fundador da cidade de Detroit (Estados Unidos). Ele, por sua vez, nasceu na cidade de Cadillac, localizada em Bordeaux, França.


• O norte-americano Henry Martyn Leland idealizou o primeiro modelo. Ele havia oferecido o desenho para a Olds Motor Work, mas a empresa rejeitou o projeto porque teria que alterar sua produção de carros para adequá-los à proposta de Leland.


• O primeiro Cadillac chegou ao mercado em 17 de outubro de 1902. Tratava-se de um monocilindro, e a carroceria ficava bem distante do piso porque, na época, as estradas norte-americanas eram muito ruins.


• Foi o primeiro automóvel a usar sistema elétrico e motor de partida no lugar das manivelas. A inovação equipava o modelo lançado em 1912.


• Os Cadillacs lançados entre as décadas de 1950 e 1960 ficaram famosos por terem uma traseira bem longa e lanternas em destaque. Essas características valeram o apelido de “rabo-de-peixe”. Um dos carros mais populares do gênero foi o de 1948, desenhado por Franklin Q. Hershey, onde os pára-lamas lembravam os lemes dos aviões Lockheed P38 Lightming. Os modelos 1959 são verdadeiros ícones do exagero.


• O cantor Elvis Presley era apaixonado pelo carro. Tanto que teve mais de 200. O Fleetwood 55 rosa e branco, que ele deu de presente para a mãe é o mais famoso do mundo. O carro fúnebre que levou seu corpo era um Cadillac Hearse, que se incendiou anos depois.


• Cuba é o país com o maior número de Cadillac antigos em circulação. Os carros dos anos 50 são usados normalmente pela população da ilha.

Nenhum comentário: