Páginas

quinta-feira, 4 de março de 2010

A Surdez de Beethoven

Atualmente existem diversas teorias a respeito da saúde e da perda de audição de Beethoven. Há sugestões de que Beethoven sofria de sífilis (agora desacreditada) ou que ele tenha sido envenenado. Estão listadas as causas presentemente aceitas de seu adoecimento e morte, ainda que testes estejam sendo feitos em mechas de seu cabelo e deveriam provar o assunto conclusivamente.

Resultados de testes no Guavera com mechas do cabelo de Beethoven foram publicados - nota-se: "O segundo teste foi uma análise de vestígio de metais conduzido pelo Dr. William Walsh, no Centro de Pesquisas HRI & Pfeiffer, em Napperville, Illinois. Este teste revelará a presença de qualquer vestígio de metal pesado. Os seguintes resultados deste teste foram anunciados pelo Dr. Walsh terça-feira, em 17 de outubro de 2000:

Alta concentração de chumbo no cabelo de Beethoven foi encontrada em análise independente pelo Instituto de Pesquisa McCrone & Laboratório Nacional Argonne. Isto é evidência de que Beethoven teve plumbismo (envenenamento por chumbo) o qual pode ter causado sua longa vida de doenças, em impacto sua personalidade, e possivelmente contribuiu para sua morte.

Distintos padrões de vestígio de metal associados com o gênio, irritabilidade, desordens de glicose, e mal absorção não estavam presentes nas amostras de Beethoven testadas pelo Instituto de Pesquisas McCrone. Muito baixos (indetectível) níveis de mercúrio foram reportados independentemente pelo Instituto de Pesquisa McCrone e Laboratório Nacional Argonne. Estes resultados não provem qualquer evidência de que Beethoven recebeu tratamento médico para sífilis, usualmente tratado nos anos de 1820 com compostos de mercúrio. Isto suporta o consenso do estudo de Beethoven, que nunca acreditou que Beethoven teve sífilis. Rumores de que Beethoven sofreu de sífilis tem sido desconsiderado em toda a séria literatura musicológica pelos últimos trinta anos." Para as pretensiosas informações adicionais, conferir o novo livro "Beethoven's Hair" por Russel Martin (New York, Broadway Book 2000) .

Audição - (Otosclerose)

- 1796/98 - Primeiros sinais da surdez.

- 1801 - Queixas de zunidos no ouvido em cartas a Wegeler & Amenda.

- 1802 - "Testamento de Heiligenstadt" - Beethoven descreve seu desespero diante da piora de sua audição.

- 1814 - Deteriorações o instigam. últimas aparições públicas como pianista.

- 1816-18 - Uso de trombetas para o ouvido.

- 1817-27 - Livros de conversação (conversações tinham de ser escritas).

- 1823 - Quase totalmente surdo (ouvido esquerdo não tão ruim quanto o direito) (MAIOR) DOEN?A -(menores problemas intestinais durante toda a vida)

- 1804 - (primavera) Séria doença, lenta convalescença.

- 1813 - Sérios problemas intestinais.

- 1824-5 - Intestinal. Recuperado em julho.

- 1826-7 - Última doença, cirrose. (5 operações para drenar fluído).

Nenhum comentário: