Páginas

sexta-feira, 2 de julho de 2010

21º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

Workshops com professores franceses entre as opções de estudo da música antiga

Vincent Dumestre e Benjamin Alard, músicos e professores franceses de destaque no cenário mundial, integram o quadro de professores do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. São dois worshops entre os dias 19 e 22 – cravo, com Alard – e 25 e 28 – música vocal francesa barroca, com Dumestre.

Benjamin Allard começou pelo piano, mas a paixão pela música interpretada em instrumentos da época o levou ao cravo. Em 2004, aos 19 anos, venceu o Primeiro Prémio e o Prémio do Público no Concurso Internacional de Cravo de Bruges. Integra projetos de prestigiadas formações, como La Petite Bande (Sigiswald Kuijken), Capriccio Stravagante (Skip Sempé), Venice Baroque Orchestra (Andrea Marcon), Il Gardellino (Marcel Ponseele). Em 2005, foi nomeado titular do novo órgão Aubertin da Igreja de Saint-Louis-en-l’Île de Paris. Alard também é um dos destaques da programação cultural com recital no dia 21, às 20h30, na Igreja do Rosário.

Vincent Dumestre faz parte de alguns dos mais respeitados conjuntos de música barroca, como Ricercar Consort, La Simphonie du Marais, Le Concert des Nations, La Grande Ecurie e la Chambre du Roy, Akademia, Le Centre de Musique Baroque de Versailles. Em 1998, fundou o grupo Le Poème Harmonique – companhia musical especializada no repertório barroco – da qual é diretor artístico. A revista Diapason elegeu Vincent Dumestre como “jovem de talento do ano de 1999? pelo trabalho que efetua com o grupo Poème Harmonique, cujas gravações recebem os melhores elogios da imprensa (Diapason d’Or do ano, Choc du Monde de la Musique do ano, recomendações de Classica, Répertoire, Opéra International, Télérama), além de diversos prêmios da crítica especializada. Em 2004, foi nomeado Chevalier des Arts et des Lettres pelo Ministro da Cultura da França. (mais detalhes sobre os artistas a seguir)

O Festival

Entre os dias 17 e 31 de julho, Juiz de Fora (MG) recebe milhares de músicos, estudantes, estudiosos e apreciadores da música para um mergulho musical, com mais de 30 concertos, todos gratuitos, e 34 cursos. No dia 17, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais abre a programação de concertos diários noturnos, sempre às 20h30, no Cine-Theatro Central. Os concertos vespertinos são outros pontos de encontro entre artistas, professores, estudantes e público. Também às tardes, a música ganha espaço no coração de Juiz de Fora com concertos e shows no palco do Calçadão da Rua Halfeld. O diálogo com outras artes está presente na exposição do acervo do Centro Cultural Pró-Música e no lançamento do livro que registra o VIII Encontro de Musicologia Histórica, sob o tema Música e História no Brasil.

Cursos e inscrições

Paralelamente à programação cultural, o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga oferece, ainda, cursos com 45 professores brasileiros e estrangeiros de instrumentos antigos e modernos, práticas de orquestras, regência e coral, além de transcrição e edição de documentos antigos.

Abertas desde 1º de junho, as inscrições para o Festival poderão ser feitas até a véspera do evento, dependendo da disponibilidade de vagas. Os interessados podem acessar o site do Pró-Música, www.promusica.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 120, por curso. O pagamento pode ser feito com cheque nominal ao Centro Cultural Pró-Música ou depositado no Banco do Brasil (agência 0024-8, conta 6745-8). No caso do depósito, o comprovante deve ser remetido junto com a ficha de inscrição.

O 21º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga é uma promoção do Centro Cultural Pró-Música (Juiz de Fora/MG) e tem o patrocínio de Petrobrás, Cemig, ArcelorMittal e Prefeitura de Juiz de Fora. O evento conta, ainda, com o apoio de Lei de Incentivo à Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, UFJF, CulturesFrance – Consulado Francês,Tribuna de Minas, Panorama, Funalfa, Colégio dos Jesuítas e Quilombo Comunicação.

Todas as informações, inclusive a ficha de inscrição, estão disponíveis no site www.promusica.org.br. Acompanhe o Festival e todas as atividades do Pró-Música no Twitter – www.twitter.com.br/promusicajf

Nenhum comentário: