Páginas

terça-feira, 27 de julho de 2010

Registros raros da música folclórica norte-americana são disponibilizados na internet

A pesquisa feita pelo etnomusicólogo Alan Lomax no final da década de 1970 e início dos anos 80 sobre os ritmos folclóricos norte-americanos teve parte dela disponibilizada nesta segunda-feira (26) na internet. A Association for Cultural Equity criou um canal no YouTube, chamado de Alan Lomax Archives, para mostrar um pouco do resultado deste trabalho realizado pelo filho do também etnomusicólogo John Lomax.

Entre 1978 e 1985, Alan Lomax percorreu o Sul e o Sudoeste dos Estados Unidos, acompanhado por uma equipe de televisão, e realizou uma vasta pesquisa do folclore local. O resultado de cerca de 400 horas de gravação foi transformado em cinco programas com o título "American Patchwork", transmitidos pela estação pública norte-americana PBS, em 1991.

Até o momento, o canal já tem arquivados 12 vídeos, como o cantor R.L. Burnside cantando "See My Jumper Hanging On The Line", no Mississippi, em 1978, e Laethe Eller cantando e tocando no piano "The Heavenly Light Is Shinging On Me", em 1982, na Georgia.

Alan Lomax e seu pai John foram os pioneiros na gravação dos ritmos folclóricos norte-americanos. Em seus registros apareceram pela primeira vez o que formaria a base da música americana, como o blues.

Nenhum comentário: