Páginas

domingo, 5 de dezembro de 2010

Unicamp divulga os jurados do I Festival da Canção

A organização do evento apresenta o perfil dos profissionais que classificarão as músicas e escolherão os vencedores. Dentre as 24 canções selecionadas para as eliminatórias dos dias 01 e 02 de dezembro, o júri definirá as 10 que participarão da final no dia 03 de dezembro.

A organização do I Festival da Canção da Unicamp definiu os jurados que analisarão os músicos e grupos musicais que participarão das fases eliminatórias e da final nos dias 01, 02 e 03 de dezembro, no campus da universidade, em Campinas. Foram contabilizadas 59 músicas inscritas, que, agora, estão em fase de pré-seleção.

Entre os profissionais escolhidos para a formação do júri oficial do evento estão músicos, jornalistas e críticos especializados em música popular brasileira. Com um currículo extenso e variado no assunto, cada um dos cinco convidados tem visões peculiares da área musical. São eles: o jornalista Bruno Ribeiro; o maestro Carlos Lima, o compositor e orientador musical Marcelo Onofri; o produtor musical Lenir Boldrin e o músico e compositor Ricardo Botter Maio.

Os profissionais escolhidos terão que selecionar e classificar as canções de acordo com a originalidade, arranjo e compatibilização entre letra e melodia. Os intérpretes também serão analisados quanto à performance, gesto interpretativo e afinação.

As 24 canções selecionadas serão apresentadas nos dias 01 e 02 de dezembro. As 10 melhores canções disputam a final, no dia 03 de dezembro. Serão seis vencedores, sendo cinco canções e o melhor intérprete. O prêmio será a gravação de um DVD com reprodução de 3 mil cópias com imagens dos melhores momentos do Festival.

Aberto ao público, com entrada franca, as apresentações do I Festival da Canção da Unicamp serão realizadas no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da universidade, a partir das 18h30. O evento é uma realização do Instituto de Artes da Unicamp em parceria com a Track&Marketing e com a Spielkamp Consultoria, com patrocínio da Usina Colombo – Açúcar Caravelas.

Sobre os jurados

Bruno Ribeiro é jornalista, natural do Rio de Janeiro. Atualmente, mora e trabalha em Campinas, como crítico do Caderno C do jornal Correio Popular. Ele é autor de três livros, entre eles, A suprema elegância do samba, lançado pela Pontes Editora, em 2005.

O maestro Carlos Lima é pós-graduado em Música pela Unicamp. Foi maestro titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Americana entre 1998 e 2005 e, atualmente, integra o corpo de maestros convidados da Filarmônica de Rio Claro. É fundador e participa até hoje da Banda Musical Lyra Mogimiriana, de Mogi-Mirim, instituição cultural sem fins lucrativos responsável pela iniciação e formação musical gratuita de aproximadamente 1.600 crianças.

Marcelo Onofri é formado em Composição e Regência pela Unicamp e atua como compositor e orientador musical nos grupos artísticos de Campinas Lume Teatro e Barracão Teatro. Morou por 15 anos em Viena, na Áustria, onde estudou Regência Orquestral na Escola Superior de Música de Viena e realizou inúmeros trabalhos como regente e compositor no cenário artístico vienense.

Produtor independente de shows e de outros projetos culturais, Lenir Boldrin atua como coordenador musical do programa Sr. Brasil, da TV Cultura, desde 2005. Este ano, foi responsável pela produção do show em Paris “Poèmes Musicaux: Lê Brésil de Vinicius de Moraes” (Poemas musicais: o Brasil de Vinícius de Moraes), em homenagem ao artista e diplomata brasileiro, durante a 29ª Fête de la Musique.

Músico e compositor, Ricardo Botter Maio trabalhou com trilhas para programas de televisão, teatro e dança. Hoje, pesquisa e constrói instrumentos musicais com materiais recicláveis e sucata, utilizando-os também para aulas, composições e novos projetos.

Nenhum comentário: