Páginas

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Entrevista com Isaac Hanson na íntegra

http://pernambulista.wordpress.com/

“Perguntem às suas irmãs mais velhas quem eram os Jonas Brothers dos anos 90, e a resposta será: Hanson!”, assim informava o suplemento Folhateen da Folha de S.Paulo no dia 3 de janeiro de 2011.

Em setembro de 2010 estive em Los Angeles para conferir o show do Hanson da turnê “Shout It Out” no House of Blues Sunset Strip. A casa lotada reunia fãs de todos os tipos e idades e confesso ter ficado assustada com a quantidade delas depois de tantos anos após o lançamento do tão memorável disco “Middle of Nowhere” em 1997, que infestou os quatro cantos do mundo com o hit “MMMbop” (assista ao clipe aqui). Durante a apresentação, músicas como “Where’s The Love” e “This Time Around” deram espaço ao single de 2010 “Thinking ‘Bout Somethin’”, com o clipe inspirado no filme “The Blues Brothers” e atualmente mais de 930 mil visualizações no YouTube.

Os garotos – não mais cabeludos – de Tulsa, no estado de Oklahoma (EUA), estão mais maduros, seguros, bonitos e responsáveis. Ao contrário da maioria dos ídolos teen da geração 2000, Zac (25), Taylor (27) e Isaac (30) não se envolveram em grandes escândalos, a não ser que os três irmãos já são pais de dois, QUATRO e dois filhos respectivamente (a última integrante nasceu no dia 15 de dezembro de 2010, filha do mais novo Zac, de acordo com nota publicada na revista People).

Os irmãos são donos da própria gravadora, a 3CG Records, casados e extremamente fieis aos fãs. Ao longo de mais de uma década, alimentam com informações e músicas novas a base “Fanson” através do site oficial, o Hanson.net, o @hansonmusic, com mais de 49 mil seguidores, e uma página no Facebook. Dentre as regalias, os fãs têm acesso a shows via live-stream, ensaios, ofertas de CDs e a tão famosa “Take The Walk”, em que os rapazes saem às ruas com uma multidão atrás: a mais nova adepta da The Walk foi a estrela da saga Crepúsculo, Nikki Reed.

Conversei em nome da Folhateen com Isaac Hanson, que foi extremamente educado e de uma simpatia e maturidade contagiantes. Surpreso quando soube que a entrevista seria publicada no Brasil, ele deu início à conversa com saudosismo ao lembrar das duas turnês passadas em nosso país. Segue abaixo na íntegra:

Isaac Hanson – Há anos a gente sente muita falta do Brasil! Nós temos tantos fãs incríveis e é sempre tão divertido tocar aí! Estamos tentando lançar “Shout It Out” e talvez “The Walk” no Brasil no ano que vem, espero mesmo que a gente consiga tocar aí e ver todos os fãs pessoalmente. E acredite se quiser, mas a gente tem visto muitos fãs brasileiros nos últimos dois anos que têm vontade de viajar até os Estados Unidos e nos ver tocando. Sempre vemos brasileiros na plateia e pensamos: por que a gente não está lá [no Brasil]?

Sheyla Ventura (Folhateen) – Provavelmente os fãs estão nestes shows com uma bandeira do Brasil, certo?

Isaac – Sim, suas lindas bandeiras verdes! (risos) Os brasileiros são muito patriotas, é muito divertido!

S.V. Folhateen – Vocês agora são uma banda independente, donos da gravadora 3CG Records e ainda se casaram e tiveram filhos! Como conciliar tudo isso quando ainda são tão jovens para tantas responsabilidades?

Isaac – (gargalhadas) Meus pais são pessoas ótimas e sempre nos deram coragem para assumir responsabilidades e entender a importância de fazer um trabalho e fazê-lo bem. Eles nos disseram que as coisas boas vêm com o esforço do trabalho, devemos respeitar as pessoas e procurar boas oportunidades, sem medo de arriscar se for preciso. Acredito que tudo isso é verdade na vida real, sabe? Quando você encontra a garota certa (risos), arrisque! Você diz para ela: sabe de uma coisa? Eu me importo contigo, eu te amo e quero ficar contigo e parte disso quer dizer que estarei até quando eu puder. O que importa é o compromisso com essa pessoa, é pensar: eu sei que sou melhor com você do que sem você e eu preciso de você na minha vida – essa é a parte do casamento. E qual é o melhor emprego do que aquele que se ama? Não há nada melhor do que trabalhar em algo que eu gosto tanto. É trabalho duro, mas recompensador. É trabalho que te faz bem ao final do dia porque você sabe que deu tudo de si e assim todas as coisas como tocar em shows, escrever e gravar músicas, ficam prontas porque você ama o que faz e também porque se importa com os fãs, se eles consomem as coisas de que você se orgulha. Dizer a eles “isto foi o meu melhor, eu te dei o meu melhor e eu quero que você saiba que me importo sempre se você sente que eu o fiz com as minhas melhores habilidades”. Ser uma gravadora (3CG Records) é fazer o melhor trabalho possível em música e todas as outras coisas atreladas a isso.

S.V. Folhateen – Já são 13 anos desde o lançamento do primeiro disco do Hanson: “Middle of Nowhere”. Vocês ainda têm os mesmos fãs da época ou eles são adolescentes hoje em dia?

Isaac – A gente sente um pouco de tudo. Alguns fãs estão com a gente por muito tempo, desde o comecinho em “Middle of Nowhere”, que compraram todos os nossos CDs ao longo dos anos. Daí temos os mais jovens, os adolescentes que têm ido aos shows pela primeira vez, às vezes porque eles já ouviram nosso CD ou um amigo mais velho disse “você quer ouvir essa música?”, daí vêm ao nosso show. Outros são até mais velhos! São pais entre 40 e 45 anos e têm filhos de uns 20 anos que já ouviram nossa música e dizem “sabe de uma coisa? Eu gosto dessa música, vou com você!” (risos). Mas eu diria que muitos dos nossos fãs e pessoas que têm frequentado nossos shows estão entre os 20 e 25 anos de idade.

S.V. Folhateen – A gente conversou sobre o lançamento de “Shout It Out”, algum plano para o Brasil?

Isaac – Estamos trabalhando nisso! Na verdade, estamos conversando com algumas pessoas que estão nos ajudando a agendar o lançamento do CD no Brasil e na América do Sul. Nossa esperança é de que poderemos fazer a turnê na América do Sul em breve! Será muito bom voltar e ver nossos fãs, antes que seja tarde demais (risos)!

S.V. Folhateen – Quais músicas do “Shout It Out” você indicaria para adolescentes que nunca ouviram Hanson antes?

Isaac – Eu indicaria as que pudessem animá-los sobre tudo o que já fizemos, as mais “chicletes” como “Give a Little”, “Thinkin’ ‘Bout Somethin’” e “And I Waited”. Se eles gostam de algo mais meloso, “Carry You There”, “Use Me Up” e “Me, Myself and I”. Eu sou um pouco suspeito para falar! (risos) Uma das coisas mais complicadas para mim é que eu acho que os nossos CDs não soam da mesma forma no CD inteiro, existem muitas diferenças de faixa para faixa e eu acredito que nossos álbuns têm qualidades que muitas pessoas diferentes possam gostar. Elas podem gostar de quatro faixas mais do que as outras músicas do CD e outra pessoa pode gostar de um setlist completamente diferente do mesmo álbum. Então é difícil para dizer ao certo, mas creio que “Thinking ‘Bout Somethin’”, “Give a Little” e “And I Waited” são músicas muito animadas, que você pode dançar.

S.V. Folhateen – Escolhemos uma pergunta das fãs da banda no Twitter do @hansonbrasil. Francine Colone, do Rio de Janeiro e membro do fã-clube Brasileiro, quer saber se os próximos discos serão no estilo “Motown” e pop, como “Shout It Out”, ou se voltarão para o rock e blues.

Isaac – Todos os nossos discos tiveram um pouco de tudo. Músicas do “Middle of Nowhere” como “Speechless”, “Look at You” e “Minute Without You” são semelhantes às faixas como “Underneath”, “Dancing in The Wind”, “This Time Around” e de outros CDs. É difícil falar, não sei dizer ao certo, acho que eles serão sempre pedaços de “Shout It Out”, “This Time Around”, “The Walk”, “Underneath” e “Middle of Nowhere” nos próximos álbuns. Acho que se você gosta de um CD do Hanson, sempre gostará de músicas que são parecidas com algumas dos CDs antigos. Não sei… (se indagou).

S.V. Folhateen – Mas as letras estão bem diferentes de “Middle of Nowhere”, não acha? Vocês agora são adultos.

Isaac – Sim, existem algumas diferenças. Mas acho que uma música como “Weird”, “I Will Come To You”, “Speechless” e “With You in Your Dreams”, todas do nosso primeiro disco, poderiam facilmente estar num disco novo do Hanson. Não acho que elas sejam muito diferentes, algumas você não escreveria da mesma forma pelo fato de ser dez anos mais velho. Acredito que a maioria das pessoas escuta diferente porque nós éramos mais jovens e não necessariamente por conta das letras em si, e só porque éramos jovens, elas soam diferente.

S.V. Folhateen – o que você diria aos jovens que tocam rock hoje em dia e estão passando pelo mesmo assédio que Hanson antigamente, como os Jonas Brothers?

Isaac – (ri com voz de experiência) o que eu diria a eles, diria a qualquer pessoa. Você pode ter 11, 16, 27 ou 35 anos e o conselho será o mesmo: foco na música em primeiro lugar, foco nas letras que está escrevendo e nas coisas que te dão prazer em fazer o que você faz. Não esqueça a reação do seu público, o que ele gosta. Se você sempre pensar no que é melhor para você e para o seu público, sempre encontrará o seu lugar para fazer música, continuar sendo você mesmo e deixar as pessoas felizes com o que estiver fazendo. Existem muitas outras coisas que não podemos controlar, se a rádio irá tocar sua música, quantos dólares uma gravadora irá gastar para lançar seu CD, mas você pode controlar a música que você faz e o seu relacionamento com seus fãs. Honre o entusiasmo deles [fãs], sempre mostrando a eles que você se importa com a animação deles e por gostarem do que você faz. Se o foco for dirigido para o que você pode controlar, então acredito que tenha a oportunidade de seguir com a música o tempo que quiser. Nós sempre dissemos isso desde o início: nunca alguém se importará tanto quanto você, então lembre-se de fazer o que for verdadeiro com você mesmo porque quando subir no palco, terá que viver com aquele disco para sempre. A gravadora pode assinar contrato com outro artista, o empresário pode ter outro artista, fãs podem achar outras bandas, mas você será sempre você, então tenha orgulho do que faz e faça-o bem alto o mais frequente possível! (risos fraternos)

S.V. Folhateen – Para terminar, você não saiu da banda, saiu?

Isaac – Não, não saí. Foram boatos… (risos)

S.V. Folhateen – Muito obrigado pela sua atenção e esperamos ver o Hanson no Brasil em breve!

Isaac – Nós também, muito! Obrigado por conversar comigo. Foi muito legal falar com você. Muito obrigado!

Nenhum comentário: