Páginas

terça-feira, 29 de março de 2011

As Enchanted Dolls de Marina Bychkova

As Enchanted Dolls de Marina Bychkova

Héllo, héllo, girls!!!
Hoje o papo é de menininha!

"Vamos brincar de casinha?"
Vai dizer que você nunca brincou com alguma coleguinha na casa da Barbie, fez altos papos dela com o Ken, se maravilhou ao trocar seus milhões de figurinos fashion, penteou e cortou aqueles cabelos loiros, tascou uma canetinha colorida pra maquiar suas bonecas, e arrumou guarda-roupa, mesa de jantar, piscina, sala de estar, entre outros tantos acessórios de plástico?? Houve quem preferisse as Susis (antes de transformarem-nas em cabeçudas), aqueles "Meu Bebê" em todas as versões (aniversário, tradicional, menino, menina, Natal, Ano Novo), miniaturas dos Power Rangers ou aquelas monstruosas de borracha da Pepsi, além das tradicionais bonecas de porcelana cheias de enchimento e tecidos, cada uma com uma cor e penteado.

Confesso que até hoje tenho uma queda por aquelas Barbies de Edição Limitada que custam o olho da cara mas são divinas e sempre que posso, na verdade sempre ganho de presente da minha mãe coleciono as minhas preferidas. Mas outro dia, catitando revistas, comecei a pensar que a musa de plástico ganhou uma forte concorrência, principalmente no quesito delicadeza. Não, não vou me demorar nessa questão de custo-benefício porque o que me motivou a fazer esse post foi a noção do "Belo" que levou, e leva, a russa Marina Bychkova a produzir as Enchanted Dolls.
Mermaid Song Dolls
Marina começou a fabricar as próprias bonecas quando percebeu, com apenas seis anos de idade, o grau de mediocridade que levava a produzir bonecas em larga escala. Era frustante, pra Marina, ter bonecas assim, e logo isso se refletiu numa primitiva produção de bonecas de papel articuladas que traduziam seu estilo de beleza feminina. Mas, a vontade de aprofundar sua paixão e desenvolver suas técnicas de concepção e elaboração de bonecas só aflorou durante o 3º ano da Escola de Artes do Emily Carr Institute of Art and Design.
Imperial Concubine

O grande barato desse desfile de habilidade e sentimento, ao meu ver, é ver como as articulações se mostram sem camuflagem ou tentam se assemelhar com o modelo humano. A maioria dos artistas estudaria técnicas muito complexas para extinguir essas fendas e parafusos, mas ao contrário, Marina fez disso, seu grande traço. Todos os protótipos que ela desenvolve são expostos "in natura" e com roupa no seu site, além de exibirem-se em diversas poses, inclusive em sépia e P&B! Valeu muito à pena conferir. É visível a paixão que a artista tem pelo seu "saber fazer" bonecas.
Beauty and the Beast Doll
À primeira vista elas apresentam um quê de melancolia, mas quando nos prendemos à delicadeza do trabalho da artista em todos os seus detalhes, logo as Enchanted Dolls se revelam a representação mais sublime da alma feminina em porcelana. Sim! Esqueça aquelas expressões faciais ora petrificadas ora exageradamente brancas... até os cabelos parecem naturais! Outro ponto importante é a leveza dos movimentos que as formas esculpidas trazem às bonecas. Parece que estão em um constante transe, como que suspensas no ar, e isso é muito cativante numa obra de arte, principalmente para quem as deseja na sua coleção.
Echo - Emperor's Daughter Doll
Shape Shifter Doll
Os acessórios em metais nobres, algumas tatuagens delicadas ao longo do corpo, o rendilhado minucioso e os trajes fluidos, quando não muito, bordados com miçangas, fitas, strass completam o ar encantado que cada peça possui. Dá a impressão de que a qualquer momento as bonecas vão se levantar e lhe contar a sua própria história do mundo mágico de onde vieram, dotadas de melindres, fragilidade e graça. As mãos... aquele artista que consegue representar de maneira digna as mãos de suas obras obtém mais da metade do real sentimento que esta deseja expressar. E os pés gente???
Shape Shifter's Feet
Fora os sapatinhos maravilhosos em prata, bronze, ouro que dão inveja a qualquer mulher. Quem nunca quis ser uma bonequinha tão doce e delicada como essas?
Mimo!!
É. Parece que Barbie perdeu e muito seu encanto diante dos meus olhos... A minha preferida?
Lolita!

E então? Vocês gastariam fortunas para adquirir uma dessas belezinhas?
Beijos!

P.S: Todas as imagens foram retiradas do site Enchanted Dolls.

http://sonosaltoagulha.blogspot.com/

Nenhum comentário: