Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

Memória: James Taylor – Only a dream in Rio

O primeiro Rock in Rio, realizado em 1985, é um marco na história da música mundial por diversas razões – e está guardado na memória de todos que o vivenciaram de alguma forma. Jornalistas, público, espectadores que assistiram pela TV, artistas e organizadores que o fizeram possível, todos tem algo especial a dizer. E alguém que foi “tocado” pelo maior festival de música do mundo é James Taylor.

O cantor norte-americano vivia uma fase terrível. Separado da mulher Carly Simon, enfrentava problemas com as drogas, estava longe de shows e gravações e cada vez mais convencido de que a aposentadoria era sua única opção. Eis que surge o convite para se apresentar no Rock in Rio, que foi aceito e encarado como uma despedida dos palcos.

Mas o que aconteceu foi exatamente o contrário. Emocionado com o inesperado carinho do público brasileiro, James Taylor recuperou a vontade e o ânimo de seguir em frente, reergueu sua carreira e voltou a ter uma posição de destaque no cenário da música internacional.

James Taylor

A importância do Rock in Rio, e do Brasil, foi tão grande em sua vida que ele compôs uma música em homenagem ao país chamada “Only A Dream In Rio”. Nela, ele expõe todo o seu carinho e gratidão em passagens como: I’ll tell you there’s more than a dream in Rio // I was there on the very day // And my heart came back alive.

O reconhecimento não foi esquecido com o passar dos anos, como pode ser visto nesta mensagem que ele enviou a Roberto Medina ao ser convidado para tocar em 2001, na terceira edição do Rock in Rio:

O Rock in Rio em 1985 foi um acontecimento único e crucial na minha carreira: a primeira visita ao Brasil, fonte de tanta inspiração para o meu próprio desenvolvimento musical; o público de 300 mil almas e sua receptividade completamente inesperada; o momento de transição de 20 anos de repressão política para uma fase, ainda complicada, de liberdade cultural; o próprio país – para mim tão exótico e emocionante. E a música… ah, a música. Nunca me esquecerei dessas coisas. Faz muito tempo… tempo demais e estou ansioso para voltar.

Que tal então voltar no tempo e relembrar um pouco do sonho vivido por James Taylor no Rock in Rio 1985 com “You Got a Friend”?

ComentáriosComentários

Nenhum comentário: