Páginas

terça-feira, 24 de maio de 2011

Bob Dylan 70 anos, o legado do mais influente artista vivo da cultura pop

http://mtv.uol.com.br/musica/bob-dylan-70-anos-o-legado-do-mais-influente-artista-vivo-da-cultura-pop
Foto: Getty Images Um dos nomes mais importantes da música faz 70 anos
Davi Rocha
Em 24 de maio de 1941, nascia em Minnesota, nos Estados Unidos, Robert Allen Zimmerman, o músico, poeta, escritor e pintor Bob Dylan. Dez anos depois, ele escreveria seu primeiro poema. Na adolescência aprendeu a tocar guitarra e violão sozinho, com 21 anos lançou seu primeiro disco, homônimo. Aos 25, lançou 'Blonde on Blonde', um dos discos mais importantes da história da música. Sem medo de errar na afirmação, estamos falando em um dos artistas mais influentes da história da cultura mundial, que completa nesta terça-feira (24) seus 70 anos.
Pensando nos prêmios e consagrações do músico, é possível ter uma ideia de seu legado - Dylan está no 'Rock and Roll of Fame', no 'Hall da fama dos compositores', no 'Nashville Songwriters Hall of Fame', já ganhou Grammy, Oscar, Globo de Ouro, Prêmio Pulitzer. Isso sem contar que ele aparece em todas as listas de "mais alguma coisa" da história do rock de todos os tempos. A sua discografia conta com 34 álbuns de estúdio. O músico ainda tem coletâneas, discos ao vivos e compactos. O seu trabalho de inéditas mais recente é o Christmas in the Heart', de 2009.
Seu legado está em músicas como 'Blowin 'in the Wind', 'Mr. Tambourine Man', 'Knockin 'On Heaven's Door', 'Masters of War' e 'Don't Think Twice, It's Alright'. "Like a Rolling Stone", 'All Along the Watchtower', 'Just Like a Woman', 'Tangled Up in Blue', 'A Hard Rain's A-Gonna Fall', 'Positively 4th Street', 'Subterranean Homesick Blues, '"Forever Young' e muitas outras. É impossível fazer uma lista definitiva de todos seus clássicos.
Para se ter uma ideia da importância dessas canções, sem Dylan, a maior banda da história da música, os Beatles, não seria a mesma, vide as composições dos Beatles de Rubber Soul ao fim da carreira dos rapazes de Liverpool. Eles declararam em diversas oportunidades o quanto 'The Freewheelin 'Bob Dylan' foi uma das maiores influências na sonoridade deles. Além deles, Pete Townshend, Neil Young, Bruce Springsteen, David Bowie e Bryan Ferry assumem sua admiração pelo artista. O próprio Tom Waits chega a aconselhar que, "para um compositor, Dylan é tão essencial como um martelo e pregos e uma serra são um carpinteiro". 
Assista a uma lista com o legado musical de Bob Dylan:
Diversos Dylans 


No começo de sua carreira, Dylan revitaliza o folk-rock, que serve de referência para o que iria no rock dali pra frente. Em seguida, o nascimento de um movimento contracultural surgido no início dos anos 1960. Canções como 'Like a Rolling Stone', 'Blowin' In The Wind' e 'The Times They Are A-Changin' são referência para essa época em que liberdades individuais estavam em crise em meio a guerras e a forte presença do racismo, expostos em meio a Guerra Fria entre EUA e URSS. 
Sua vida e carreira passaram por diversas fases nas décadas seguintes. A reclusão no final dos anos 1960, a volta para a carreira nos anos 1970, o renascimento para os anos 80 e uma nova fase criativa do final dos anos 90, reverberando até o momento presente, numa renovada criativa em sua discografia, com álbuns como 'Time Out of Mind' (1997), e especialmente, já no novo século, com o disco com 'Modern Times' (2006).
Veja uma lista de covers homenageando Bob Dylan:


Veja entrevistas, trechos de vídeos trailers de filmes com Dylan:


Bob Dylan em nos livros, em fotos e em filmes
Diversas obras do cinema e da literatura desenvolvem e contam sobre a obra de Bob Dylan. São tantos livros sobre Bob Dylan que em 1991 o livro de Patrick Humphries e John Bauldie sobre o músico se chamou 'Oh, Não! Não Mais um Livro sobre Bob Dylan'. 
Algumas das biografias de maior destaque são 'Dylan: A Biografia', de Howard Sounes; 'Like a Rolling Stone - Bob Dylan at the Crossroads', de Greil Marcus; 'Invisible Republic - Bob Dylan's Basement Tapes', de Greil Marcus; e o livro considerado definitivo sobre ele 'No Direction Home - The Life and Music of Bob Dylan', de Robert Shelton.
Para entender Bob Dylan também vale ler e ver sua obra. Ele é autor de livros como Forever Young, Chronicles e Slow Train Coming, 'Tarantula', 'Writings and Drawings', 'Lyrics: 1962–1985', 'Lyrics: 1962–2001', 'Crônicas – Volume Um' e o 'Songbook definitivo de Bob Dylan'.
Bob Dylan também é pintor e já ganhou algumas exposições pelo mundo, como a batizada The Brazil Series, com impressões dele sobre quando sua turnê passou pelo país. Em homenagem ao aniversário dele está em cartaz uma exposição em Nova York com centenas de imagens de turnê realizada por ele entre 1975 e 1976, algumas delas inéditas. 
Nos cinemas, Dylan estreia no documentário 'The Madhouse on Castle Street', de 1973 e aparece em diversos filmes até o mais mainstream, 'I'm Not There', com seis atores no papel principal. O documentário 'No Direction Home', de Martin Scorcese é um dos filmes mais definitivos sobre o músico, inspirado na biografia de mesmo nome.
Alguns desses filmes estão em cartaz na cinemateca brasileira, em São Paulo, em exposição promovida essa semana na Cinemateca Brasileira. 'Pat garrett & billy the kid', 'The Last Waltz – o último concerto de rock', 'i'm not there' 'a máscara do anonimato', 'no direction home: bob dylan' estão na mostra, que fica devendo apenas "Don''t Look Back",documentário de D.A. Pennebaker, que mostra o alvoroço do músico quando trocou o violão pela guitarra. O filme não será exibido por falta de autorização da distribuidora. Mais informaçõs no site do evento. 
Veja primeiros momentos da carreira do músico:


Primeira fase de Bob Dylan na MTVr
Em toda a carreira, Bob Dylan acumula dezenas de fatos históricos em seu currículo, em meio a uma discografia de 34 discos. Como separar o melhor de todas suas músicas em apenas uma hora é praticamente impossível, a MTVr separou a primeira parte da vida do cantor para o Biografia na MTVr. 
O programa será dividido em duas partes, às 11h00 e às 19h00 desta terça-feira (24), apresentando os melhores sucessos da primeira vida do músico. Considerada a fase dos discos 'Bob Dylan', 'The Freewheelin' Bob Dylan', 'The Times They Are a-Changin', 'Another Side of Bob Dylan', 'Bringin IT All Back Home', 'Highway 61 Revisited' e 'Blonde on Blonde'. Mais informações aqui.
Veja o clássico videoclipe Subterranean Homesick Blues:




Nenhum comentário: