Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Raro violino Stradivarius será leiloado para ajudar vítimas de tsunami no Japão

Divulgação

Raro violino Stradivarius será leiloado para ajudar vítimas de tsunami no Japão

Um raro violino Stradivarius em condições excepcionais de conservação, o Lady Blunt, será leiloado para angariar fundos para vítimas do tsunami no Japão. Feito em 1721, o instrumento está sendo vendido pela Nippon Music Foundation.
A organização pagou mais de US$ 10 milhões (R$ 15,8 milhões) quando adquiriu o violino, em 2008. O dinheiro proveniente da venda será doado a um fundo de auxílio para vítimas do terremoto seguido de tsunami que devastou o nordeste do país.
No século passado, o Lady Blunt bateu recordes de preço todas as vezes em que foi vendido. O site de leilões de instrumentos Tarisio anunciou que vai vender o violino online no dia 20 de junho.
Falando à BBC Brasil, Ethan Ladd, gerente do site, disse esperar que a peça alcance pelo menos um valor semelhante ao que foi pago por ela em 2008.
Linhagem
Segundo Christopher Reuning, da loja de instrumentos Reuning & Son Violins, em Boston, nos Estados Unidos, raramente um Stradivarius desta qualidade, em condições tão perfeitas e com uma história tão significativa é colocado à venda. O especialista acredita que o Lady Blunt seja talvez o mais bem-preservado Stradivarius colocado à venda no último século.
Os leiloeiros Tarisio descreveram a decisão da Nippon Music Foundation, de vender o "melhor violino de sua coleção" como um gesto de "profunda generosidade". Segundo os últimos números divulgados pela polícia japonesa, 14.704 pessoas teriam morreram e outras 10.969 continuam desaparecidas após o terremoto e tsunami ocorridos em março.
O violino recebeu o nome de um de seus proprietários, Lady Anne Blunt, neta do poeta inglês Lord Byron. O instrumento já passou pelas mãos de muitos colecionadores e especialistas, entre eles, Jean Baptiste Vuillaume, fabricante de instrumentos, empresário e inventor que viveu no século 18, e o barão Johann Knoop, colecionador de instrumentos nascido em Moscou no século 19.
A Nippon Music Foundation possui alguns dos mais valiosos Stradivarius e Guarneri (outra ilustre marca de instrumentos musicais fabricados no século 17) do mundo.
O presidente da fundação, Kazuko Shiomi, disse: "Todos os instrumentos da nossa coleção são muito preciosos para nós. Entretanto, o grau de devastação no Japão é muito sério e nós sentimos que todas as pessoas e organizações devem fazer algum sacrifício pelos que foram afetados por essa tragédia".

Nenhum comentário: