Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Navegue pelo manuscrito original do livro Alice no País das Maravilhas

Navegue pelo manuscrito original do livro Alice no País das Maravilhas

Navegue pelo manuscrito original do livro Alice no País das Maravilhas

16/02/2012

Confira a versão original de Alice no País das Maravilhas escrita pelo pseudônimo de Lewis Carroll, Charles Dodgson - um matemático de Oxford


1

(Crédito: Reprodução)

(Crédito: Reprodução)

Incentivado por amigos a publicar a história, Dodgson re-escreveu e ampliou o conto

Este manuscrito ao lado, um dos mais importantes disponibilizados pela British Library é a versão original de Alice no País das Maravilhas escrita pelo pseudônimo de Lewis Carroll, Charles Dodgson.

» Navegue aqui pelo manuscrito original de Alice no País das Maravilhas

Dodgson era um matemático de Oxford, e gostava de crianças e fez amizade com Lorina, Alice e Edith Liddell, filhas do Reitor da faculdade histórica, Christ Church. Em um dia de verão em 1862, durante um passeio de barco com as meninas, ele resolveu entretê-las com uma história de aventuras, de Alice em um mundo mágico que entrou através de toca de coelho. A garota Alice, que na época tinha 10 anos, ficou tão entusiasmada com a história que pediu para que ele escrevesse para ela.

O projeto de livro demorou algum tempo para ser escrito a mão em uma letra minúscula, contendo 37 ilustrações. Alice finalmente recebeu o livro de 90 páginas, dedicado a “para criança querida, em memória de um dia de verão, em novembro de 1864”.

Incentivado por amigos a publicar a história, Dodgson re-escreveu e ampliou o conto, removendo algumas das referências familiares privadas e acrescentando dois novos capítulos. A versão publicada foi ilustrada pelo artista John Tenniel.

Muitos anos depois, Alice foi forçada a vender seu precioso manuscrito em um leilão. Ele foi comprado por um colecionador americano, mas retornou para a Inglaterra em 1948 quando um grupo de benfeitores americanos apresentou-o à Biblioteca Britânica em reconhecimento do papel das pessoas britânicas na Segunda Guerra Mundial.


Fuente: Universia Brasil

Nenhum comentário: