Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dia do Músico: Relembre os personagens musicais -

Veja galeria dos personagens musicais
Dia do Músico: Relembre os personagens musicais
Divulgação
Por Karen Lemos
22 de novembro é dia de Santa Cecília. A santa é reconhecida como padroeira dos músicos do Brasil e, por esse motivo, comemora-se neste domingo o Dia do Músico e da Música. Para homenagear esses artistas criativos, o Famosidades preparou uma relação mais do que especial com atores que encararam o desafio de viver músicos no cinema e na televisão.
É possível perceber que muitos dos intérpretes presentes na lista não tiveram uma tarefa nada fácil. Além da arte de atuar, que por si só já é trabalhosa, eles tiveram que criar uma afinidade com a música em poucos meses, e demonstrar segurança para os telespectadores, muitas vezes atingindo uma semelhança com a realidade que a chega a ser impressionante.
Um exemplo é a atuação de Adrian Brody em "O Pianista". No longa, o ator vive um músico judeu que acaba fazendo parte das atrocidades da Segunda Guerra Mundial. Seu talento - o de tocar piano muito bem - acaba o salvando de um final trágico. Meryl Streep não pode ficar de fora. Sempre ótima, a atriz também impressionou em "Música do Coração", em que vive uma empenhada professora de violino. Streep disse certa vez que passava horas e horas, sem parar, tentando aprender a tocar o instrumento para que ficasse convincente no papel.
O esforço também rende reconhecimento. Recentemente, Jamie Foxx e Marion Cotillard provaram que possuem talento e dedicação ao viver personagens reais e de personalidade forte nos cinemas. Em "Piaf - Um Hino ao Amor", Cotillard contou com a ajuda da maquiagem que a deixou parecida com Edith Piaf, mas soube transmitir bem as emoções que a diva francesa da década de 1940 passou. Já com "Ray", Jamie Foxx foi ator, músico e deficiente visual, na cinebiografia de Ray Charles. Imaginem o que é ter que aprender a tocar piano vendado. Ambos receberam a estatueta do Oscar por melhor atuação do ano.
As cinebiografias de músicos são bem comuns nas telonas. Quem não se lembra de Joaquin Phoenix no filme que conta a trajetória de Johnny Cash, "Johnny e June"? Na época, ficou evidente o trabalhão que o ator teve, já que aprendeu a tocar violão e a cantar em pouquíssimo tempo, para chegar às filmagens e fazer bonito. Ficou marcado também Val Kilmer na pele do roqueiro Jim Morrison, do conjunto "The Doors". A identificação foi tanta que, dizem por aí, Val só atendia se o chamassem de "Jim" nos sets de filmagens, e chegou a dizer que era a reencarnação do músico.
Nas telinhas o irlandês Jonathan Rhys Meyers viveu ninguém menos do que Elvis Presley, em um seriado para a televisão norte-americana. A atração mostrou Jonathan como Elvis desde o início da carreira, até os trágicos últimos anos de vida do astro.
Aqui no Brasil os atores tiveram que suar bastante para fazer certos trabalhos. O primeiro personagem que vem em mente é o emblemático Cazuza de Daniel de Oliveira em "Cazuza - O Tempo Não Para". Praticamente desconhecido, o rapaz impressionou tanto com sua semelhança física com o roqueiro, tanto pelo seu empenho - Daniel teve que emagrecer muito para conseguir o papel.
E vem mais por aí. O seriado da Rede Globo sobre a diva Dalva de Oliveira, interpretada pela atriz Adriana Esteves, está por estrear.
Porém, não é necessário viver nenhum músico famoso para que o talento seja reconhecido. Muitos atores, nacionais e internacionais, como Rodrigo Santoro em "Os Desafinados" , Guilherme Pontes em "Um Trem para as Estrelas", Johnny Depp em "Chocolate", e muitos outros exemplos em nossa galeria especial são prova disso. Não deixem de conferir, e feliz dia do músico!

Nenhum comentário: