Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Inauguração do núcleo de Nova Odessa do Projeto Guri acontece na próxima segunda-feira, dia 31

A partir de fevereiro, 91 crianças e adolescentes de Nova Odessa serão atendidas pelo Projeto Guri. A cidade ganha na próxima segunda-feira, dia 31 de janeiro, seu núcleo. A sede escolhida para abrigar o Projeto Guri é a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Alzira Ferreira Delegá, no Green Village. O lançamento do projeto acontece no Saguão do Paço Municipal, a partir das 15 horas.

A viabilização do núcleo de Nova Odessa é fruto da parceria entre Prefeitura, Secretaria de Estado da Cultura e AAPG (Associação de Amigos do Projeto Guri), gestora do Projeto. O Guri é um projeto de musicalização que vai atender gratuitamente crianças e adolescentes de 6 a 18 anos da cidade. Nova Odessa passa a integrar o Pólo Regional de Jundiaí, mesmo do qual fazem parte as cidades de Sumaré e Santa Bárbara d’Oeste, que também têm seus núcleos.

“A Prefeitura de Nova Odessa já almejava a implantação do núcleo do Projeto Guri desde 2006, quando fizemos o primeiro pedido ao Governo do Estado. Agora, este sonho está muito próximo de ser realizado”, comentou a coordenadora de Cultura e Turismo de Nova Odessa, Suely Welsch Liepkaln.

Inscrições

As inscrições dos interessados vão de 31 de janeiro a 11 de fevereiro, e poderão ser feitas na própria escola municipal. A partir de fevereiro, os inscritos selecionados vão participar gratuitamente de cursos de iniciação musical, de corais infantil e infanto-juvenil, de aulas de cordas agudas (violino e viola erudita) e cordas graves (violoncelo e contrabaixo acústico). Os critérios de seleção ainda não forma divulgados.

O núcleo de Nova Odessa tem capacidade para atender até 134 alunos. Porém, será atendido inicialmente um grupo menor de crianças e adolescentes. As aulas acontecerão em dois dias da semana, às segundas e sextas-feiras, sempre no período da tarde.

Serão, inicialmente, 15 vagas para o grupo de iniciação musical, 20 para o coral infantil, 30 para o coral infanto-juvenil, 4 para cada turma de violoncelo e contrabaixo acústico, 4 vagas para viola erudita e 14 vagas para as aulas de violino.

Para atender aos alunos, quatro profissionais já estão sendo admitidos pelo Pólo Regional de Jundiaí. Um coordenador e três educadores trabalharão no núcleo de Nova Odessa.

Parceria

Para que o convênio entre Prefeitura, Secretaria de Estado da Cultura e AAPG fosse firmado, a EMEF recebeu algumas melhorias. Os esforços partiram, tanto da Coordenadoria de Cultura e Turismo quanto da Coordenadoria de Educação.

A escola recebeu obras de acessibilidade, feitas pelo Setor de Obras e Serviços Urbanos, a disponibilização de salas para as aulas que acontecerão duas vezes por semana, 60 cadeiras sem braço, uma linha telefônica exclusiva para o núcleo, uma mesa com três cadeiras para a coordenação do projeto e armários para armazenar os instrumentos musicais.

A Prefeitura de Nova Odessa, onde acontece a inauguração, fica na Avenida João Pessoa, nº 777, no Centro. Já a EMEF Professora Alzira Ferreira Delegá, onde será sediado o núcleo, fica na Rua Frederico Bassora, nº 101, no Green Village.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Nova Odessa

Nenhum comentário: